relação causal

Segundo A. Giddens, a relação causal define-se como uma relação na qual um determinado fenómeno ou estado de coisas (o efeito) é consequência de outro (a causa).
A causalidade será a influência causal de um fator ou variável sobre outro, em que a variável independente é a que produz um efeito sobre outra variável, a variável dependente (variável - é a medida na qual um objeto, indivíduo ou grupo podem ser categorizados e se diferenciam, como, por exemplo, o peso, o rendimento, a classe social, a idade, etc.).
Embora nas ciências exatas, como por exemplo a Física, quando conhecemos a lei que relaciona duas variáveis conseguimos predizer exatamente o valor da variável dependente para cada valor da independente, na Sociologia, especificamente, essa precisão não acontece. Isto deve-se à complexidade das inter-relações dos fenómenos sociais, sujeitos às mais variadas interferências. "A causalidade não pode ser diretamente inferida da correlação. A correlação significa a existência de uma relação regular entre dois conjuntos de ocorrências ou variáveis [...]. Pode parecer que, quando duas variáveis estão
relacionadas entre si, uma tem de ser causa da outra, mas frequentemente não é assim.
Existem muitas correlações sem qualquer relação causal entre as variáveis" (Giddens). Daí que a Matemática apenas nos pode ajudar a indicar o sentido da causalidade. As considerações sociológicas é que nos farão optar pela escolha das variáveis dependente e independente. Todo este processo implica o uso de controlos, mantendo constantes determinadas variáveis para poder observar os efeitos de outras.
"A identificação das relações causais é normalmente orientada por pesquisas prévias sobre o assunto, pois, se não tivermos de antemão uma ideia de que existam prováveis mecanismos causais numa dada correlação, seria provavelmente muito difícil chegar a verdadeiras conexões causais. Então não saberíamos para quê testar. Enfim, por muita análise de correlações que se façam sobre qualquer assunto, permanece sempre alguma dúvida sobre as relações causais, pois pode haver outras interpretações de correlação" (Giddens).
Como referenciar: relação causal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 22:51:09]. Disponível na Internet: