Richard Chamberlain

Ator norte-americano, George Richard Chamberlain nasceu a 31 de março de 1934 em Beverly Hills, Califórnia. Após os estudos secundários, estudou arte no Colégio Pomona em Claremont e formou-se em arte aplicada, começando a representar no grupo de teatro do colégio. Nessa altura, decidiu que queria seguir a carreira de ator e conseguiu trabalho em esporádicos episódios de séries de televisão.
Em 1960, estreou-se no cinema no thriller The Secret of the Purple Reef e, no ano seguinte, entrou no western A Thunder of Drums. Ainda em 1961, tornou-se conhecido do público ao representar a versão para televisão do filme de sucesso Dr. Kildare, interpretando James Kildare, um jovem médico interno dedicado à sua profissão. A série acompanhava o dia a dia do interno e do seu mentor, Dr. Gillespie (Raymond Massey), num grande hospital público.
Em 1969, representou ao lado de Katharine Hepburn na comédia dramática The Mad Woman of Chaillot, de Bryan Forbes. Seguiu-se Julius Caesar (1970), de Stuart Burge, uma adaptação da obra de William Shakespeare; fez de Tchaikovsky no filme The Music Lovers (Tchaikovsky, Delírio de Amor, 1970), de Ken Russell; e interpretou Aramis no filme de aventuras baseado no livro de Alexandre Dumas The Three Musketeers (Os Três Mosqueteiros, 1973), contracenando com Oliver Reed e Raquel Welch. Em 1974, participou no thriller The Towering Inferno (A Torre do Inferno), ao lado de Paul Newman e Steve McQueen e, no ano seguinte, encarnou Edmond Dantes no telefilme The Count of Monte-Cristo (A Vingança de Monte Cristo), uma adaptação do livro de Alexandre Dumas, pelo qual foi nomeado para o Emmy de Melhor Ator em Telefilme. Em 1980, recuperou a fama de Dr. Kildare na mítica série de aventuras baseada no livro de James Clavell Shogun, onde interpretou o papel do Major John Blackthorne, que ao ver o seu barco afundar na costa do Japão é salvo por aldeões que o levam à presença do imperador, tornando-se aos poucos um homem da sua confiança. Seguiu-se a mini-série de sucesso The Thorn Birds (Os Pássaros Feridos, 1983), baseada no bestseller de Colleen McCullough, onde interpretava o papel de padre Ralph de Bricassart, ao lado de Rachel Ward. O seu desempenho valeu-lhe a nomeação para o Emmy de Melhor Ator em Mini-série e o Globo de Ouro da mesma categoria. Fez depois Wallenberg: A Hero's Story (1985), sobre Raoul Wallenberg, um diplomata sueco responsável pelo salvamento de centenas de judeus durante o Holocausto. Ainda nesse ano, protagonizou o filme de aventuras King Solomon's Mines (As Minas de Salomão), no papel de um caçador de tesouros, contracenando com Sharon Stone, cuja sequela surgiu em 1987: Allan Quatermain and the Lost City of Gold (As Minas de Salomão II).
Em 1986, representou um dos seus melhores papéis, John C. Fremont, na mini-série Dream West, baseada na vida deste dissidente californiano. Em 1988, voltou à televisão com a mini-série The Bourne Identity, baseada no livro de Robert Ludlum, no papel de Jason Bourne, um agente policial que perde a memória e é ajudado por uma pequena aldeia francesa.
Aos 69 anos, escreveu a sua autobiografia - Shattered Love - assumindo a sua homossexualidade e a sua longa relação amorosa com o ator/realizador Martin Rabbett.
Como referenciar: Richard Chamberlain in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-16 23:03:25]. Disponível na Internet: