Ronaldo

Futebolista brasileiro, Ronaldo Luiz Nazario de Lima nasceu a 22 de setembro de 1976 em Bento Ribeiro, um dos bairros pobres do Rio de Janeiro, no Brasil. Começou a jogar futebol nas ruas e aos 13 anos foi para a equipa do São Cristovão, um modesto clube onde iniciou a sua caminhada para o sucesso. Em 1993, com apenas 17 anos, assinou contrato de profissional pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, onde rapidamente começou a conviver com a fama e com os golos. Em dois anos, o jovem avançado marcou 58 vezes em 60 partidas.
Ronaldo foi o segundo jogador da história do futebol brasileiro a ser chamado à seleção com apenas 17 anos. Antes dele, apenas Pelé (considerado o melhor futebolista de sempre) o havia conseguido. A sua estreia com a camisola do Brasil aconteceu em 24 de março de 1994, quando jogou os últimos dez minutos da partida contra a Argentina, que os brasileiros venceram por 2-0. Nesse ano, Carlos Alberto Parreira, selecionador do Brasil, convocou o Ronaldo para o Mundial dos Estados Unidos. Ronaldo não foi utilizado em nenhum jogo mas viu o Brasil ganhar o campeonato. Após o Mundial transferiu-se para a Holanda, onde jogou no PSV Eindhoven durante dois anos. Marcou 55 golos em 56 jogos e a sua fama espalhou-se pela Europa. Da Holanda, o jogador foi para o Barcelona, Espanha, onde disputou o campeonato de 1996/97, alcançando 34 golos. Apesar de se mostrar feliz no Barcelona, Ronaldo não chegou a acordo para a renovação do seu contrato com o clube espanhol e transferiu-se para os italianos do Internazionale de Milão em 1997, numa das maiores negociações da história do futebol.
Depois de um afastamento de dez meses por lesão, regressou à seleção brasileira para se sagrar campeão do mundo em 2002. No Mundial disputado na Coreia do Sul e Japão Ronaldo foi ainda o melhor marcador do torneio com oito golos em sete jogos. No mesmo ano, transferiu-se para Espanha, passando a jogar no Real Madrid, clube onde se sagrou campeão em 2003.
Eleito o melhor jogador do mundo por três vezes, em 1997, 1998 e 2002, Ronaldo transformou-se num "fenómeno" de sucesso mundial, impressionando pela sua força, técnica, velocidade e agilidade.
Como referenciar: Ronaldo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 00:46:50]. Disponível na Internet: