S. Sisto II
Papa de origem grega, eleito a 31 de agosto de 257, foi o continuador de São Lúcio I, no referente à validade do batismo impartido pelos hereges.
Defendia, no entanto, que a validade deste mesmo batismo só se verificaria no caso de ter sido invocada a Santíssima Trindade, cedendo também à posição de São Cipriano de Cartago, ao admitir que cada bispo considerasse os seus próprios casos.
Durante o seu pontificado deu-se a perseguição do imperador Valeriano aos cristãos, que entre outras condições proibia as reuniões em cemitérios. Por não seguir esta indicação, o papa foi decapitado na sua cátedra, a 6 de agosto de 258, quando os soldados entraram na catacumba de Pretextato (Roma), acontecendo o mesmo aos diáconos que o assistiam na celebração.
-
ValerianoImperador Romano (c.190-260) reinou entre 253 e 260, no período da "anarquia militar". As suas preoc...
-
CartagoAntiga cidade costeira do Norte de África, foi fundada pelos Fenícios de Tiro em 814 a. C.. Até ao f...
-
Santo EstêvãoNos Atos dos Apóstolos, o nome de Santo Estêvão aparece pela primeira vez na ocasião da nomeação dos
-
S. EusébioPapa provavelmente natural da Magna Grécia. Durante o pontificado deste sucessor de São Pedro, viver
-
Eugénio IIPapa italiano, arcipreste de Santa Sabina antes da sua eleição, foi o candidato apresentado pela faç
-
S. Estêvão IPapa italiano, de origem romana e provavelmente pertencente à gens Julia (sendo filho de Jovius), po
-
Eugénio IVPapa italiano, membro de uma abastada família de Veneza, Gabriel Condulmer era bispo de Siena e tinh
-
Estêvão VI (VII)Papa italiano, de naturalidade romana, antes de ser eleito foi consagrado bispo de Anagni pelo papa
-
Estêvão II (III)Papa italiano, era órfão, mas pertencia a uma família abastada, e foi com o seu irmão educado em Lat
-
S. Eugénio IPapa italiano, sacerdote e filho de Rufiniano, foi eleito quando São Martinho I foi preso e levado p