S. Sisto II
Papa de origem grega, eleito a 31 de agosto de 257, foi o continuador de São Lúcio I, no referente à validade do batismo impartido pelos hereges.
Defendia, no entanto, que a validade deste mesmo batismo só se verificaria no caso de ter sido invocada a Santíssima Trindade, cedendo também à posição de São Cipriano de Cartago, ao admitir que cada bispo considerasse os seus próprios casos.
Durante o seu pontificado deu-se a perseguição do imperador Valeriano aos cristãos, que entre outras condições proibia as reuniões em cemitérios. Por não seguir esta indicação, o papa foi decapitado na sua cátedra, a 6 de agosto de 258, quando os soldados entraram na catacumba de Pretextato (Roma), acontecendo o mesmo aos diáconos que o assistiam na celebração.
-
ValerianoImperador Romano (c.190-260) reinou entre 253 e 260, no período da "anarquia militar". As suas preoc...
-
CartagoAntiga cidade costeira do Norte de África, foi fundada pelos Fenícios de Tiro em 814 a. C.. Até ao f...
-
Nicolau IVPapa italiano, Jacopo de Ascoli era um frade franciscano (que encabeçou a Ordem à data da morte de S
-
Victor IVAntipapa italiano, originário de uma importante família romana, chamava-se Ottaviano dei Conti di Mo
-
João IVPapa italiano, filho de Venâncio e natural da Dalmácia. Até à confirmação imperial da eleição deste
-
Luís IX (São)Rei de França, nasceu a 25 de abril de 1214, em Poissy, e faleceu a 25 de agosto 1270, em Tunes (Tun
-
Sérgio IVPapa italiano, era filho de Estefânia e de Pedro, um sapateiro, tendo recebido no batismo o mesmo no
-
Sisto IVPapa italiano, nascido em Abisola (Savona), a 21 de julho de 1414, Francisco della Rovere era filho
-
Pio IVPapa italiano, nascido a 31 de março de 1499, em Milão, João Ângelo Médicis (que não pertencia à fam
-
Leão IXPapa francês, Bruno era bispo de Toul e filho do conde alsaciano de Egisgheim e de Dagsbourg, Hugo.