Saná


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Iémen, Saná localiza-se no coração do país, num planalto interior situado a cerca de 2200 metros de altitude, rodeado por diversas montanhas. O seu clima é fresco e seco. Fica a cerca de 300 km a norte de Adem. Possui cerca de 1 850 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A história da cidade remonta ao século VI a. C. Contudo, a mais antiga referência escrita à sua existência data do primeiro século depois de Cristo. Quando o rei Yousef Athar estava no poder, Saná era também a capital dos vice-reis etíopes, e depois, a partir de 570, dos persas. Os mamelucos chegaram ao Iémen em 1517, mas com o colapso destes no Egito às mãos dos otomanos, a cidade passou a ser dominada pelos otomanos. Tornou-se capital da República Árabe do Iémen em 1962, e em 1990 capital do Iémen unificado. Entre os seus principais monumentos, destacam-se a Grande Mesquita (do século VII), uma das mais antigas do mundo árabe, e as Portas do Iémen, um icónico ponto de entrada na cidade com mais de 700 anos.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A parte velha, e fortificada, da cidade contém uma grande riqueza arquitetónica preservada, tendo sido classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 1986. Dentro destas muralhas antigas ficam mais de cem mesquitas, 12 banhos públicos e milhares de casas típicas, muitas das quais se assemelham a arranha-céus antigos. Uma das principais atrações da cidade é o Mercado do Sal, onde se pode comprar não apenas sal mas também pão, especiarias, fruta, algodão, artesanato, entre outros. É um destino turístico por excelência, dada a sua beleza e atrações históricas e culturais.

Economia
Centro económico e político do país, a cidade concentra as funções administrativas e comerciais mais importantes. O turismo desempenha também um papel importante. Contudo, trata-se da capital de um dos países mais pobres do mundo árabe, muito dependente da ajuda externa.
Como referenciar: Saná in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 22:16:11]. Disponível na Internet: