Sergey Brin

Empresário americano, Sergey Brin nasceu a 21 de agosto de 1973 na cidade de Moscovo, Rússia.
Filho do matemático e economista Michael Brin, Sergey tinha cinco anos quando, em 1979, a sua família decidiu emigrar para Palo Alto, no Estado da Califórnia, Estados Unidos da América.
Aí, o seu pai foi contratado para lecionar matemática na Universidade de Maryland, atividade que ainda mantém, enquanto a mãe é uma proeminente especialista ao serviço da NASA. Com um interesse precoce pela Informática, Sergey Brin tinha nove anos quando recebeu o seu primeiro computador, um Commodore 64, como presente de aniversário, oferecido pelo seu pai.
Em setembro de 1990, após completar o liceu na Eastside High School, Brin inscreveu-se no curso de Ciências Informáticas e Matemática da Universidade de Maryland, onde, em maio de 1993, obteve o bacharelato com honras.
Conseguiu então uma bolsa da National Science Foundation norte-americana, que lhe permitiu ingressar na Universidade de Stanford, para tentar o doutoramento em ciências informáticas.
Foi durante este percurso em Stanford que conheceu o colega Larry Page, surgindo entre ambos uma parceria que levou à criação do popular motor de pesquisa Google, em 1998.
Desde então, Sergey Brin permanece inscrito no programa de doutoramento da Universidade de Stanford, embora tenha suspendido indefinidamente os estudos, para se poder dedicar inteiramente à função de Presidente para a área das tecnologias da Google Inc., que desempenha.
Ao longo da sua carreira académica, Sergey Brin foi responsável pela publicação de mais de uma dúzia de estudos, entre os quais se incluem "Extração de padrões e relações da World Wide Web", "Data Mining dinâmico", ou "Nova arquitetura para dados com grandes dimensões" - que elaborou com a colaboração de Larry Page.
Já em 2005, Brin dirige o seu interesse a questões como motores de pesquisas, extração de informação a partir de fontes não estruturadas, e "data mining" orientada a dados científicos e grandes volumes de texto.
Como referenciar: Sergey Brin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 02:58:31]. Disponível na Internet: