sociedade pós-industrial

O conceito de sociedade pós-industrial pretende dar conta das profundas transformaçoes a que se vem assistindo desde a segunda metade do século XX. Nas palavras de Guy Rocher, sociedade industrial e sociedade pós-industrial "são dois sub-tipos da sociedade tecnológica, cada vez mais distintos um do outro". Daniel Bell, autor entre outros de The Coming of Post-Industrial Society, (1973), foi o criador do conceito em 1962. Na sua opinião, as sociedades atuais têm como referência o conhecimento teórico, que constitui também uma fonte de inovação. A nível económico, as sociedades pós-industriais caracterizam-se pelo crescimento do setor dos serviços enquanto principal atividade económica, que substitui assim em importância a produção de bens. Em termos de estrutura de classes, este tipo de sociedade levaria ao aumento do poder das profissões técnicas e dos setores tecnológicos intelectuais.
Alain Touraine também destaca a importância do conhecimento no novo contexto pós-industrial. Ressalta igualmente o controlo tecnocrático da vida política e económica que daí resulta. Autor de La Société Post-Industrielle (1969), define quatro tipos societais nos quais encontramos uma identificação de sociedade pós-industrial como aquela em que se procede à acumulação conhecimento, e já não à acumulação da organização do trabalho como acontecia na sociedade industrial. A sociedade pós-industrial é, dos quatro tipos de sociedade que identifica (agrária, mercantil, industrial e programada ou pós-industrial), aquela que tem maior capacidade de agir sobre si mesma e portanto, aquela onde se encontra o maior volume de comunicação. Na sociedade pós-industrial, o que está em causa já não é a aplicação dos fatores de produção mas a utilização social dos bens simbólicos que ela produz maciçamente.
Outro autor que destacou o aumento de poder da "tecnoestrutura" neste novo tipo de sociedade foi John Kenneth Galbraith, nomeadamente no seu The New Industrial State (1967).
De notar que estes autores foram por vezes acusados de ter exagerado no poder que atribuíram às novas ocupações profissionais.
Como referenciar: sociedade pós-industrial in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 08:58:20]. Disponível na Internet: