Sofia Aparício

Manequim e atriz portuguesa, nasceu a 2 de junho de 1970, em Viana do Castelo, e iniciou a sua bem sucedida carreira de modelo com 13 anos, pela mão do estilista José Carlos. Depois de ter vivido em Angola e no Minho, aos oito anos foi morar para Lisboa. A mãe era cliente do costureiro José Carlos e este desafiou-a a deixar desfilar a filha, que com apenas 13 anos já media 1,77 metros. A experiência correu bem e aos 15 anos tirou um curso de manequim na escola de Bryan MacCarthy. Começou a desfilar e posar para os principais criadores lusos, até que em 1987, com 17 anos, venceu o concurso Miss Wonderland. Na altura, frequentava o curso de Gestão na Universidade Católica, mas optou por fazer carreira na moda e interrompeu os estudos. Com 20 anos, ganhou a edição nacional do concurso Look of The Year e representou Portugal na versão internacional deste certame em 1992.
Paralelamente à carreira de modelo, a partir de 1994, Sofia Aparício começou a desenvolver uma carreira na televisão, quando apresentou o concurso da eleição da Miss Portugal. Ainda nesse ano, tornou-se a apresentadora do programa de moda da RTP1 86-60-86, que viria a ser uma das referências televisivas da altura. Tanto nos ecrãs como nas passerelles, Sofia Aparício tornou-se conhecida por mudar constantemente de visual, tendo inclusivamente chegado a aparecer com o cabelo totalmente rapado.
As experiências de Sofia fora do mundo da moda estenderam-se também ao teatro, tendo a estreia ocorrido em 1997, quando participou na peça A Dama das Camélias, encenada por Carlos Avilez. A partir daí, somou participações em peças de teatro, filmes e séries televisivas. Em 1998 abandonou a agência Look Elite e passou a ser representada pela Best Models, mas no ano 2000 Sofia Aparício despediu-se dos grandes eventos de moda, com a participação no desfile de encerramento da 14.ª edição do Moda Lisboa. Enquanto no ativo, participou em todas as edições do Moda Lisboa, tendo sido eleita como um dos símbolos deste evento. Sofia só abre exceções nesta retirada para desfilar ocasionalmente no Portugal Fashion.
Como referenciar: Sofia Aparício in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 10:58:27]. Disponível na Internet: