Solidariedade

A Ação Eleitoral de Solidariedade (AWS) é um partido político polaco, de cariz conservador, saído da antiga militância do sindicato Solidariedade.
O sindicato Solidariedade foi o movimento político-social que, sob a liderança de Lech Walesa, conseguiu fazer frente à ditadura do general Wojciech Jaruzelski no início dos anos 80. Esse grande movimento de contestação teve por berço os estaleiros navais de Gdansk e uniu vários partidos e grupos oposicionistas. Após o derrube do regime totalitário, o Solidariedade foi palco de algumas dissensões. Ainda assim, a AWS congrega hoje a maior parte dos partidos do velho tronco comum que foi liderado por Walesa.
Lech Walesa foi entretanto eleito para a Presidência da República, ocupando o cargo entre 1990 e 1995. Neste ano, foi derrotado ao tentar a reeleição.
O líder do partido passa a ser Marian Krzaklewski, que conta com o apoio do antigo presidente polaco Walesa. A AWS vence as eleições legislativas de 21 de setembro de 1997. Do seu programa fazem parte objetivos como a implementação de um novo sistema de reformas e pensões, a manutenção do crescimento económico do país, a melhoria do nível de vida da população, a integração da Polónia na União Europeia e a adesão à NATO.
Como referenciar: Solidariedade in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:08:23]. Disponível na Internet: