Sound Blaster

Placa de som para PC introduzida no mercado pela empresa Creative Labs, em novembro de 1989.
A Sound Blaster integrava um sintetizador FM a 11 vozes, com capacidade de digitalização de voz, portas para MIDI e joystick e software próprio.
Em dezembro de 1990 esta placa era já a mais vendida no mercado de PC's , e encabeçava a lista de hardware recomendado pelas duas maiores distribuidoras americanas de software e hardware, as empresas Ingram-Micro e Merisel. Em maio de 1991, a Creative Labs lança a Sound Blaster Pro, uma placa de som estéreo baseada na anterior, que rapidamente se tornou a mais utilizada nos computadores multimédia.
O sucesso foi tal que, em dezembro do mesmo ano, a empresa começa a comercializar o "Sound Blaster Multimedia Upgrade Kit", um pacote que incluía a Sound Blaster Pro, um leitor de Cd's, e software próprio para aplicações multimédia.
Desde então o nome Sound Blaster passou a designar toda uma gama de produtos da empresa Creative, orientados para a captura, tratamento e reprodução de som em computadores pessoais.
Como referenciar: Sound Blaster in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 16:17:14]. Disponível na Internet: