sulfureto de sódio

O sulfureto de sódio, cuja fórmula química é Na2S, é um sólido de cor amarela-avermelhada formado pela redução de sulfato de sódio com carbono (hulha) a temperaturas elevadas. É um material corrosivo, um forte irritante da pele, que se oxida rapidamente, de composição variável e geralmente contém polissulfuretos do tipo Na2S2, Na3S3 e Na4S4, o que causa a variedade de cores.
O sulfureto de sódio é conhecido na forma anidra, de densidade relativa 1,85 e ponto de fusão 1180 ºC e como mono-hidratado (Na2S.9H2O), de densidade relativa 1,43 e decomposição aos 920 ºC. Já foram encontrados outros hidratos de sulfureto de sódio. O composto é deliquescente, solúvel em água com hidrólise extensa e ligeiramente solúvel em álcool.
As principais aplicações do sulfureto de sódio são na transformação de madeira em papel, na elaboração de drogas de tinturaria e na metalurgia, devido às suas propriedades redutoras. Também tem sido usado para a produção de tiossulfato de sódio (para a indústria fotográfica) e como agente depilatório na preparação do couro.

Como referenciar: sulfureto de sódio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-23 04:54:54]. Disponível na Internet: