Artigos de apoio

Tarzan
Personagem de extraordinária popularidade criada pelo escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs em 1912, numa história publicada na imprensa periódica. Em 1914 sairia a primeira história em livro, intitulada Tarzan of the Apes (Tarzan dos Macacos). No total, o ciclo atingiria perto de 30 volumes, conhecendo-se traduções em várias dezenas de idiomas.
Sendo Tarzan ainda criança, um naufrágio lança-o, com os pais, na costa africana. Os pais morrem e Tarzan é adotado por uma macaca que acaba de perder uma cria. Crescendo entre os macacos, a personagem nada sabe dos usos e costumes civilizados, nem da sua própria identidade de inglês e aristocrata. Vem a descobri-los em contacto com um grupo de exploradores da selva, acabando por assumir o seu título de Lord Greystoke e o seu nome de batismo, John Clayton. Porém, nunca se consegue adaptar à vida na civilização, voltando sempre para a selva.
A história do homem que domina as feras com a sua coragem, a sua força e a sua astúcia presta-se a uma diversidade de interpretações. Enquanto vinca a superioridade humana sobre as bestas e o ambiente inóspito, revela também a dimensão agressiva do homem. Por outro lado, se a história contém um argumento de fundo colonialista - porque o indivíduo em causa é um branco no continente negro -, mostra um herói que, graças a um sentido inato de justiça, respeita a integridade de África, não permitindo a sua exploração desenfreada por parte do homem branco.
Como consequência do sucesso dos romances de Burroughs, Tarzan foi herói da rádio, da banda desenhada e do cinema. A primeira adaptação cinematográfica foi produzida logo em 1918, ainda no tempo do cinema mudo, tendo como protagonista Elmo Lincoln. Outros atores foram assumindo o papel, de entre os quais o mais célebre é certamente Johnny Weissmuller, um antigo campeão olímpico de natação que protagonizou doze filmes nos anos 30 e 40. Mais recentemente, em 1984, a ficção de Burroughs foi objeto de uma adaptação notável de Hugh Hudson, protagonizada por Christopher Lambert, com o título Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes (Greystoke, a Lenda de Tarzan). O Homem-Macaco também foi alvo de uma longa-metragem de animação produzida pelos Estúdios Disney: Tarzan (1999) contou com vozes de atores consagrados como Minnie Driver, Glenn Close, Rosie O' Donnell, Nigel Hawthorne e Brian Blessed e uma magnífica partitura da autoria de Phil Collins que popularizaria o tema "You'll Be in My Heart".
Como referenciar: Tarzan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-20 18:30:42]. Disponível na Internet: