Tendências Gerais da Filosofia na Segunda Metade do Século XIX
Ensaio filosófico onde Antero aprecia a orientação das correntes de pensamento suas contemporâneas, como o hegelianismo e o positivismo, as quais, de um modo geral, à antiga conceção da realidade como emanação de um ser absoluto opõem a noção de uma realidade in fieri, um ser em potência, que se vai organizando numa evolução progressiva, comum à história do Homem e à história do pensamento.
Antero contesta essas doutrinas, porquanto ignoram o papel da consciência individual, da força do espírito: "Uma ideia instintiva lateja surdamente, como uma pulsação de vida, nesse universo que a ciência mede e pesa, mas não explica: é a aspiração profunda de liberdade, que abala as molas estelares como agita cada uma das suas moléculas, que anima o protoplasma indeciso como dirige a vontade dos seres conscientes. É esse fim soberano, realizado em esferas cada vez mais largas, que torna efetiva a evolução das coisas.
-
texto de reflexãoO texto de reflexão é o que revela um ato de pensar, um movimento do pensamento capaz de se interrog
-
deduçãoDedução tem a sua origem no latim deductione, que significa "conduzir" ou "extrair". Consiste num pr
-
retórica literário-culturalRefere-se à teoria das figuras como fundamento do estilo. Relativamente à retórica antiga, trata-se
-
dialéticaA dialética integrava as sete artes liberais, que faziam parte da educação medieval, a saber: o triv
-
Ordens Rosa CruzAs ordens ou fraternidades Rosa Cruz (Rosa-cruz ou Rosacruz) são organizações místicas e esotéricas
-
denotaçãoTermo utilizado numa aceção lógico-filosófica e linguística. Num sentido geral, denotação reporta-se
-
Princípios de Filosofia PositivaObra em dois volumes que pretende condensar os princípios gerais da doutrina de Augusto Comte, expla
-
Roda da FortunaA imagem clássica da Roda da Fortuna é a de uma roda, na qual estão desenhadas quatro figuras, ou an
-
cosmosO termo de origem grega kósmos designa o Universo como ordem, como um todo organizado, um sistema be
-
cosmologiaA cosmologia é a tentativa de explicar o mundo (Universo) como um todo. A cosmologia trata de concei