Tendências Gerais da Filosofia na Segunda Metade do Século XIX
Ensaio filosófico onde Antero aprecia a orientação das correntes de pensamento suas contemporâneas, como o hegelianismo e o positivismo, as quais, de um modo geral, à antiga conceção da realidade como emanação de um ser absoluto opõem a noção de uma realidade in fieri, um ser em potência, que se vai organizando numa evolução progressiva, comum à história do Homem e à história do pensamento.
Antero contesta essas doutrinas, porquanto ignoram o papel da consciência individual, da força do espírito: "Uma ideia instintiva lateja surdamente, como uma pulsação de vida, nesse universo que a ciência mede e pesa, mas não explica: é a aspiração profunda de liberdade, que abala as molas estelares como agita cada uma das suas moléculas, que anima o protoplasma indeciso como dirige a vontade dos seres conscientes. É esse fim soberano, realizado em esferas cada vez mais largas, que torna efetiva a evolução das coisas.
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reducionismoA ideia de redução supõe a identidade, na medida em que é esta que permite repartir os seres diferen
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PolissilogísticoQue encerra inúmeros silogismos, argumentos ou raciocínios formados de três proposições - a maior, a
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Pré-socráticosDesignação utilizada para referir os primeiros filósofos da história, preocupados essencialmente com
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reificaçãoNa Sociologia, uma das aceções mais vulgares da noção de reificação prende-se com a chamada reificaç
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SabatinaDo latim sabbatina, de sabbatum, sábado. Pequena tese de controvérsia que os estudantes de Filosofia
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realidadeDesde o século VI a. C. que os pensadores se questionam sobre se a realidade é o que se apreende pel
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práxisPráxis significa atividade e ação. Foi Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico,
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pentagramaSelo de Salomão, Pentalfa, Pentagrama, Estrela de Belém, Estrela dos Três Reis, Estrela dos Reis Mag
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premissaEm lógica, as premissas são as duas primeiras proposições que formam a base de um argumento de um si
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pensamentoO pensamento é marcado por um carácter de universalidade humana. Ele procede por dois mecanismos fun