Teresa Lago

Astrónoma portuguesa, Maria Teresa Vaz Torrão Lago nasceu a 18 de janeiro de 1947, em Lisboa. Com apenas um ano de idade, foi viver para Angola, tendo regressado a Portugal aos 17 anos, passando a residir no Porto. Tirou um bacharelato em Matemática e aos 21 anos licenciou-se em Engenharia Geográfica, sempre na Universidade do Porto. Determinada a seguir Astronomia, Teresa Lago viu-se obrigada a deixar o país e foi estudar para Inglaterra. Em 1979, fez o doutoramento em Astronomia na Universidade de Sussex e, nesse mesmo ano, regressou a Portugal para dar aulas na Universidade do Porto. A sua especialidade de investigação foi astrofísica estelar.
Passados cinco anos, em 1984, foi a fundadora da licenciatura em Astronomia e, em 1987, criou o projeto do Programa Nacional de Astronomia.
Entretanto, em 1985, foi galardoada com o Prémio Henri Crétien da American Astronotrical Society. Em 1991, criou o Centro de Astrofísica do Porto, do qual se tornou diretora, assim como do planetário da cidade, que abriu em 1998. O Centro dedica-se à investigação e divulgação científica.
A partir de 1994 e até 1999, Teresa Lago coordenou um programa de graduação interuniversitário apoiado pela Comissão Europeia e orientado pela Universidade do Porto.
As ligações de Teresa Lago à Astronomia levaram-na ao longo dos anos a ocupar diversos cargos importantes a nível europeu, tendo estado ligada, entre outros organismos, ao Conselho Científico do Centro Espacial Europeu, ao Observatório Europeu do Sul, à União Internacional de Astronomia, ao Conselho da Sociedade Europeia de Astronomia, à Euroscience e à Sociedade Americana de Astronomia.
No ano 2000, operou uma transformação radical na sua vida profissional ao aceitar presidir à Porto 2001 - Capital Europeia de Cultura. Teresa Lago ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração da sociedade Porto 2001, S. A., em substituição de Artur Santos Silva. Apesar de ter passado por muitas polémicas, aguentou o seu mandato até ao fim, junho de 2002.
No início de 2002, foi eleita deputada à Assembleia República através das listas do Partido Socialista.
Ao longo de todos estes anos, manteve sempre a atividade de professora na Universidade do Porto.
Como referenciar: Teresa Lago in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 19:06:12]. Disponível na Internet: