Território sob Tutela das Ilhas do Pacífico

Área pertencente às Nações Unidas, este território foi administrado pelos Estados Unidos de 1947 a 1986. É composto por 2000 ilhas tropicais distribuídas por 7 770 000 km2 na parte ocidental do oceano Pacífico e a norte do equador. São, na sua maioria, pequenas, com uma área total de 1800 km2. Este território é constituído por três grupos de ilhas: o das Marianas, o das Carolinas e o das Marshall. Assinaram na década de oitenta acordos de independência que autorizam os americanos a manterem direitos defensivos com o fim de excluir a presença militar de outros países. Os acordos têm sido ratificados pelas Nações Unidas. A tutela foi instituída após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, já que era este o país que administrava as ilhas desde 1922, com um mandato da Sociedade das Nações.
Os portugueses e os espanhóis foram os primeiros europeus a explorar esta região da Micronésia, no século XVI. A eles se seguiram homens de negócios ingleses, alemães, russos, japoneses e americanos. No século XIX, os espanhóis perderam este domínio para os alemães e ingleses. Para se manterem na região, os espanhóis proclamaram a autonomia das ilhas dos grupos Marshall e das Carolinas, em 1874. Os alemães mudaram-se para as ilhas Marshall e os dois países partilharam o poder nas ilhas até ao eclodir da guerra que opôs a Espanha aos Estados Unidos da América, em 1898. Com a derrota espanhola, os Estados Unidos da América passaram a dividir a região com os germânicos. Depois da Primeira Grande Guerra, o Japão invadiu militarmente a Micronésia. Na Segunda Grande Guerra esta zona foi palco de batalhas. Os japoneses saíram vencidos e os Estados Unidos passaram a administrar o território. A partir de 1947 passou a fazer parte das Nações Unidas, sob administração americana. Este governo foi alvo de críticas que desencadearam um movimento de autonomia no território. Os Estados Federados da Micronésia, as Ilhas Marshall e Palau tornaram-se Estados soberanos, os dois primeiros em 1979 e o último em 1981. Em 1986 foi declarado Território sob Tutela das Ilhas do Pacífico, estando os Estados Unidos responsáveis pela defesa e segurança da região.
Como referenciar: Território sob Tutela das Ilhas do Pacífico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 20:55:07]. Disponível na Internet: