teste projetivo

O teste projetivo tem como objetivo principal descrever o funcionamento mental do sujeito.
O interesse cada vez maior pelo estudo da personalidade vai desenvolvendo formas que possibilitem conhecer a mente do homem. Surgiram assim várias técnicas de abordagem da personalidade, desde métodos objetivos como os questionários diretos, entrevistas, etc., a métodos mais projetivos que se baseiam em conceções diferentes da personalidade, porque usam o estudo da personalidade como um todo. Aqui, os diferentes elementos constitutivos da personalidade encontram-se em interação. Neste caso não há respostas certas ou erradas, existem respostas pessoais que têm de ser analisadas.
O sujeito tem que organizar a sua resposta face ao estímulo e para isso vai recorrer ao imaginário, para dar sentido àquilo que não tem sentido. Estes métodos nasceram no âmbito da teoria psicanalítica dos sonhos.
As conceções psicodinâmicas consistem numa interpretação e numa metodologia que permite à pessoa ter em conta tanto os comportamentos manifestos como os comportamentos latentes para o qual são reenviados.
Para entender um sujeito na sua totalidade é necessário conhecer o seu processo psíquico, o seu mecanismo interno e a sua história. O teste projetivo tem como objetivo chegar ao nível do latente e às vivências do sujeito. Tem um carácter de envolvimento não só de perceção e de cognição, mas também de outros aspetos mais complexos como as memórias, os afetos, as representações e as imagens. O que está em jogo na interpretação é uma complexidade interna, onde o sujeito acede aos seus processos internos.
É no campo da clínica que se recorre mais frequentemente aos métodos projetivos. Estas técnicas não visam substituir a clínica, mas completá-la. Ou seja, a clínica é constituída por momentos de entrevista, de observação e por métodos projetivos. Estas técnicas servem para avaliar a personalidade quer em indivíduos com patologias, quer em indivíduos normais.
Como exemplo de testes projetivos pode-se referir o Teste de Rorschach, o CAT e o TAT.

Como referenciar: teste projetivo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 05:56:22]. Disponível na Internet: