Timothy Dalton

Ator galês nascido a 21 de março de 1944, em Colwyn Bay, no País de Gales.
Desde cedo demonstrou interesse pela representação e aos 16 anos decidiu que queria ser ator depois de assistir à peça Macbeth, de William Shakespeare. Em 1964, estudou teatro no National Youth Theatre de Michael Croft e, de 1964 a 1966, estudou na Academia Real de Artes Dramáticas, tendo mais tarde frequentado o Birmingham Repertory, onde começou a atuar em diversas peças de teatro. Trabalhou depois na Royal Shakespeare Company e, em 1966, estreou-se na televisão com a série Sat'day While Sunday, que durou 14 episódios. Em 1968, foi a vez do cinema, onde conseguiu o papel do Rei Philip de França, recomendado por Peter O'Toole, em The Lion in Winter (O Leão no inverno), protagonizado por Peter O'Toole, Katherine Hepburn e Anthony Hopkins. Em 1970, fez o papel de Heathcliff no drama Wuthering Heights, realizado por Robert Fuest, numa adaptação da obra de Emily Bronte. No ano seguinte, surgiu em Mary, Queen of Scots, onde contracenou com Vanessa Redgrave. Durante os anos 70, participou em diversas peças de teatro e depois no thriller Permission to Kill (1975); na comédia de Ken Hughes Sextette (América Louca, 1978); e no filme de mistério Agatha (O Mistério de Agatha, 1979), sobre o desaparecimento da escritora Agatha Christie, interpretando o papel do marido desta, Archibald.
Participou depois em diversos telefilmes e séries, incluindo a mini-série Jane Eyre, baseada na obra de Charlotte Brönte, onde interpretou o papel de Rochester, naquele que ele próprio considera um dos seus melhores papéis. Em 1986, foi escolhido para o papel do agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, em The Living Daylights (007- Risco Imediato), realizado por John Glen. No ano seguinte, protagonizou a comédia dramática realizada por Robert Ellis Miller Hawks e, em 1989, voltou a encarnar o papel de 007 em Licence to Kill (007- Licença para Matar). O seu desempenho como Bond neste filme foi bastante elogiado pela crítica e considerado o mais fiel ao retrato de Bond de Ian Fleming.
Trabalhou novamente com Robert Ellis Miller no filme de aventuras Brenda Starr (1990), ao lado de Brooke Shields e, em 1991, tem um dos seus melhores papéis no filme de ficção científica The Rocketeer (As Aventuras de Rocketeer), realizado por Joe Johnston a partir do livro gráfico homónimo. Nessa altura, regressou à televisão para participar em séries e telefilmes e, em 1994, fez o papel de um convincente Rhett Butler na mini-série Scarlett, uma adaptação televisiva do clássico E Tudo o Vento Levou. Seguiram-se The Beautician and the Beast (1997), onde interpretou o papel de um ditador; o drama sobre o IRA The Informant (1997); The Reef (1999), baseado no livro de Edith Wharton, e o western American Outlaws (2001), protagonizado por Colin Farrell.
Como referenciar: Timothy Dalton in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 22:06:50]. Disponível na Internet: