Togo

Geografia
País da África Ocidental. Situado no golfo da Guiné, é um pequeno país que tem uma área total de 56 785 km2. Estende segundo a latitude, tendo uma estreita faixa costeira de praias e lagoas. Banhado pelo golfo da Guiné, a sul, faz fronteira com o Gana, a oeste, o Burkina Faso, a norte, e o Benim, a leste. As principais cidades são Lomé, a capital, com 695 100 habitantes (2004), Sokodé (86 500 hab.) e Kpalimé (78 600 hab.). As planícies do Norte e do Sul estão separadas por uma pequena cordilheira.

Clima Tem um clima tropical húmido de tipo monção. A precipitação reduz-se para o interior. A vegetação reflete a distribuição da precipitação. A floresta cobre o litoral, passando progressivamente a savana no interior.

Economia
No Norte pratica-se uma agricultura de subsistência à base de milho-miúdo, sorgo e feijão e uma cultura para rendimento que é o amendoim. Nas montanhas e no Sul cultivam-se inhame, mandioca, milho, produtos hortícolas e arroz. As culturas comerciais de exportação são o café, cacau e algodão, mas a seca levou a um decréscimo das exportações e à intervenção do Banco Mundial para financiar projetos de renovação das plantações. Atualmente os produtos que o Togo exporta são minerais, principalmente fosfatos, mas este mercado também tem estado a baixar devido à recessão na Europa Ocidental. Alguns dos projetos de desenvolvimento não têm sido bem-sucedidos como é o caso do porto da capital, Lomé, que foi aumentado para escoar as exportações de minerais mas sem acesso ao mar. Os principais parceiros comerciais do Togo são a França, o Canadá, a Alemanha e a Bolívia.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 0,3.

População
A população total era, em 2006, de 5 548 702 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 37,01%o e 9,83%o. A esperança média de vida é de 57,42 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,501 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,483 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 7 615 000 habitantes. O Togo distingue-se pelo facto de ser um país de língua francesa que foi colónia alemã. O principal grupo étnico são os Ewes (43%); emigrados da Nigéria entre o século XIV e o século XVI, concentram-se no Sul do território. Além deste grupo étnico, há ainda a referir os Tem-kabre (27%), os Gurma (16%) e os Kebu-Akposo (4%). As crenças tradicionais são seguidas por 50% da população, enquanto o catolicismo representa 23% e o islamismo 15%. A língua oficial é o francês.

Arte e Cultura
Antes da independência, os autores do Togo escreviam em francês mas após a conquista da soberania do Estado, emergiu uma literatura novelística e novos dramaturgos. Em 1967 foi fundado o ballet do Togo, que populariza as danças tradicionais dos vários grupos étnicos.

História
A primitiva colónia da Togolândia incluía uma parte do atual Gana e foi protetorado alemão entre 1884 e 1914. O país tornou-se depois um protetorado britânico e francês, e em 1922 a Sociedade das Nações dividiu-o, ficando a vasta região oriental a ser administrada pela França. Foi esta região que se tornou independente em 1960, constituindo o atual Togo. Após a independência, este país conheceu uma via política agitada e marcada por uma sucessão de tumultos que se registaram num quadro de rivalidades entre as regiões do Norte e do Sul. Apesar desta situação, a França continuou a manter relações económicas com o Togo. Depois de os militares chegarem ao poder em 1967, o país foi dirigido pelo general Gnassingbé Eyadéma que suspendeu a Constituição, dissolveu a Assembleia Nacional e proibiu a formação de novos partidos políticos. Instaurou um novo tipo de regime baseado no culto da personalidade. Em 1969 criou um partido único considerado instituição fundamental do Estado. Em 1979 foi aprovada uma nova Constituição, que assegura o sufrágio universal, e em 1985, pela primeira vez, desde o golpe de Estado de 1967, foram realizadas eleições legislativas com uma pluralidade de candidaturas.
Como referenciar: Togo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 15:38:19]. Disponível na Internet: