Artigos de apoio

Uropeltídeos

Família de répteis, da ordem dos ofídios, distribuídos por 42 espécies, que habitam a Índia e o Sri Lanka. Os uropeltídeos ou escavadoras de cauda escamosa, semelhantes às serpentes, identificam-se pela presença de escamas modificadas na extremidade da sua curta cauda. Na sua forma mais simples, a última escama da cauda é achatada lateralmente.
A evolução desta escama permite distinguir vários géneros. O género Rhinophis distingue-se pela formação de um escudo rugoso que ocupa metade da cauda. Não se sabe, exatamente, como é que as serpentes escavadoras utilizam a cauda, mas admite-se que o género Rhinophis tapa a entrada da galeria com a sua grossa cauda rugosa. Pode ser também, atendendo à forma como as serpentes do género Typhlops a utilizam, que sirva para facilitar a locomoção. Todas as espécies desta família são pequenas, muito poucas atingindo o comprimento de 30 centímetros. Todas as espécies são vivíparas, originando de três a oito juvenis em cada nascimento. Alimentam-se sobretudo de vermes e larvas de insetos.
É exemplo desta família a espécie Uropeltis ocellatus que vive enterrada no solo macio das florestas indianas. Todas as espécies são inofensivas.
<
Como referenciar: Uropeltídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-23 05:38:24]. Disponível na Internet: