Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Uropeltídeos
favoritos

Família de répteis, da ordem dos ofídios, distribuídos por 42 espécies, que habitam a Índia e o Sri Lanka. Os uropeltídeos ou escavadoras de cauda escamosa, semelhantes às serpentes, identificam-se pela presença de escamas modificadas na extremidade da sua curta cauda. Na sua forma mais simples, a última escama da cauda é achatada lateralmente.
A evolução desta escama permite distinguir vários géneros. O género Rhinophis distingue-se pela formação de um escudo rugoso que ocupa metade da cauda. Não se sabe, exatamente, como é que as serpentes escavadoras utilizam a cauda, mas admite-se que o género Rhinophis tapa a entrada da galeria com a sua grossa cauda rugosa. Pode ser também, atendendo à forma como as serpentes do género Typhlops a utilizam, que sirva para facilitar a locomoção. Todas as espécies desta família são pequenas, muito poucas atingindo o comprimento de 30 centímetros. Todas as espécies são vivíparas, originando de três a oito juvenis em cada nascimento. Alimentam-se sobretudo de vermes e larvas de insetos.
É exemplo desta família a espécie Uropeltis ocellatus que vive enterrada no solo macio das florestas indianas. Todas as espécies são inofensivas.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Uropeltídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-13 06:15:39]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro