Viteix

Pintor angolano, Viteix, nome artístico de Vítor Manuel Teixeira, nasceu em 1940, em Luanda e faleceu a 10 de maio de 1993.
Estudou Artes Plásticas em Angola e Portugal, tendo ido depois para Paris, onde concluiu, em 1973 a Maîtrise em Artes Plásticas. Iniciou a sua carreira docente na Escola Industrial de Luanda e após a independência de Angola, o artista orientou o primeiro curso de instrutores de artes plásticas no "Barracão" e, mais tarde, na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP).
Em 1983, doutorou-se em Artes Plásticas de Angola, no Doutoramento do 3.º Ciclo em Estética. Foi membro fundador da UNAP, onde foi secretário-geral, entre 1987 e 1989, e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Considerado um dos maiores artistas angolanos pós-independência, as suas obras estão representadas em vários países do mundo. A sua pintura expõe um universo de memórias com registos de cor e forma que possuem uma forte afirmação mitológica claramente africana.
Em 2003, realizou-se uma exposição retrospetiva, "Reviver Viteix", em homenagem ao pintor, durante a celebração do 10.º aniversário da sua morte, e que permitiu contactar com aproximadamente 60 obras do pintor, a maior parte pertencente ao espólio familiar, nas especialidades de pintura, desenho e gravura.
Como referenciar: Porto Editora – Viteix na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-20 03:54:08]. Disponível em