Whitney Houston

Cantora soul-pop e atriz, Whitney Houston nasceu a 9 de agosto de 1963, em Newark, nos Estados Unidos da América e faleceu a 11 de fevereiro de 2012.
Motivada pelo ambiente musical em que cresceu, a sua mãe, Cissy Houston, foi cantora gospel e a sua prima, a consagrada Dionne Warwick, desde cedo quis ser cantora profissional. Começou pelo gospel, no coro New Hope Baptist Junior.
Fez coros para artistas como Chaka Khan ou os Neville Brothers. Trabalhou ainda como manequim e atriz em programas de televisão como "Give Me A Break", "The Merv Griffin Show" e "Silver Spoons". Cantou ainda em anúncios publicitários.
Em 1983, assinou contrato com a editora Arista Records, para no ano seguinte ter o primeiro sucesso comercial com "Hold Me", um dueto com Teddy Pendergrass.
O álbum de estreia Whitney Houston (1984) originou os êxitos "You Give Good Love", "Saving All My Love For You", que lhe proporcionou o primeiro prémio Grammy da sua carreira, "How Will I Know" e "The Greatest Love Of All".
O segundo trabalho, Whitney (1987), o primeiro de uma artista feminina a entrar diretamente para número um das tabelas da Billboard, incluiu os êxitos "I Want To Dance With Somebody (Who Loves Me)", "Didn't We Almost Have It All", "So Emotional", "Where Do Broken Hearts Go". Passou a ser o único artista a ter sete temas consecutivos no topo das tabelas de vendas, ultrapassando assim os Beatles e os The Bee Gees.
Gravou o tema título do tributo aos Jogos Olímpicos de 1988, "One Moment In Time".
O terceiro álbum, I'm Your Baby Tonight (1990), inclui o single com o mesmo nome e ainda "All The Man That I Need", "Miracle" e "My Name Is Not Susan". Este trabalho teve menos sucesso que os anteriores.
Cantou o "The Star Spangled Banner", em Miami (1991), no Super Bowl XXV, originando a edição do respetivo single, cujos lucros reverteram a favor da Cruz Vermelha Americana na sua ação durante a crise da Guerra do Golfo.
Em 1992 casou-se com o cantor Bobby Brown. No mesmo ano estreou-se no cinema ao lado de Kevin Costner em The Bodyguard (1992, O Guarda-Costas), cuja banda sonora incluiu a versão do tema de Dolly Parton, "I Will Always Love You", a versão de "I'm Every Woman", de Chaka Khan, e ainda os êxitos "I Have Nothing" e "Run To You". Mais dois filmes constam no seu currículo: Waiting To Exhale (1995), com Angela Bassett, e The Preacher's Wife (1996), ao lado do ator Denzel Washington. A banda sonora de "The Preacher's Wife" tornou-se o álbum gospel mais vendido na história da Billboard.
Em 1998 gravou com Mariah Carey, "When You Believe", tema principal da banda sonora da animação The Prince Of Egypt (O Príncipe Do Egito). Laureado com um Óscar em 1999, o tema foi incluído no seu quarto álbum My Love Is Your Love (1998). Este trabalho originou os êxitos "My Love Is Your Love" e "Heartbreak Hotel".
Desenvolveu ações no campo da beneficência. Em 1989 fundou a Whitney Houston Foundation For Children, Inc., uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar crianças desfavorecidas. Outras iniciativas no âmbito da solidariedade envolveram o United Negro College Fund, o Children's Diabetes Fund, o St. Jude's Children's Hospital, bem como várias organizações destinadas a combater a SIDA.
Após um período de quatro anos de ausência, durante o qual a sua carreira tinha entrado em declínio, graças ao cancelamento de concertos, ao adiamento de edição de álbuns, aos rumores de dependência de drogas e a uma participação desastrada num concerto de tributo a Michael Jackson, surgiu o álbum Just Whitney. Como se esperava, o disco não foi capaz de reabilitar a carreira da cantora, não produzindo nenhum single de sucesso. Ainda assim, o álbum foi capaz de mostrar que Whitney estava empenhada em retomar o trilho do êxito. Nessa lógica, a cantora lançou o seu primeiro disco de Natal em 2003. One Wish: The Holiday Album apenas incluía um tema novo, reunindo outras canções que Whitney Houston havia gravado no passado. O registo não conseguiu uma performance comercial satisfatória. Longe estavam os tempos que lhe garantiram seis prémios Grammy.
Como referenciar: Whitney Houston in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-19 06:07:26]. Disponível na Internet: