Wystan Auden

Escritor inglês, nascido em 1907 e falecido em 1973, que em 1946 adquiriu a cidadania norte-americana. Na primeira fase da sua produção poética, marcada pela influência das teorias de Marx publica as obras: Poems, que lhe proporcionou uma acentuada projeção pública, The Orators e Look Stranger. As suas vivências em Nova Iorque e a conversão ao Anglicanismo marcam um ponto de viragem na sua escrita.
Durante esse período publica as obras: For the Time Being - A Christmas Oratio, Another Time, The Shield of Achiles e Elegy for Young Lovers.
Auden exerceu uma enorme influência na geração sequente de escritores, sendo recordado como a voz poética, por excelência, dos anos 30. São de realçar, também, os seus estudos de crítica e teoria literária. Venceu o Prémio Pulitzer em 1948 com a obra The Age of Anxiety. Em português tem publicada a obra Diz-me a Verdade Acerca do Amor, Lisboa, Relógio d'Água.
Como referenciar: Wystan Auden in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 21:25:27]. Disponível na Internet: