Yousuf Karsh

Fotógrafo canadiano nascido em 1908, em Mardin, na Arménia.
Depois de iniciado na fotografia por um tio, nos anos 20, emigra para o Canadá em 1926, país onde se naturaliza em 1946.
Entre 1926 e 1928 trabalhou num estúdio em Montreal e em 1932 muda-se para Otawa onde abre o seu próprio estúdio. Com a abertura deste espaço alcançou rapidamente o êxito a fotografar políticos e outras figuras públicas. Durante este período explora as enormes possibilidades da iluminação artificial na fotografia, fruto de um trabalho realizado com um grupo de teatro de Otawa. Em 1941 realiza o famoso retrato de Winston Churchill que viria a ser capa da revista Life. Este facto projetou Karsh a nível internacional, o que lhe permitiu retratar artistas de cinema, teatro, escritores e outras figuras públicas internacionais.
Os retratos de Karsh caracterizam-se por uma técnica clássica e pela postura formal. A relação entre fotógrafo e fotografado era, segundo Karsh, capital. Encarava o retrato duma forma pura e intimista. Era capaz de passar horas com os seus modelos até estes conseguirem, pela amena relação com o fotógrafo, revelar toda a sua individualidade. Por vezes, sugeria aos seus modelos que segurassem nas mãos algo relacionado com as suas profissões, conseguindo assim eliminar a rigidez das poses convencionais.
Faleceu a 23 de julho de 2002.
Como referenciar: Yousuf Karsh in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 14:15:13]. Disponível na Internet: