Zaire (Angola)

Província do extremo Noroeste de Angola cuja capital é Mbanza Congo. Confinada, a norte, pela República do Zaire e pelo rio Zaire, a oeste, pelo oceano Atlântico, e a leste e a sul, pelas províncias angolanas do Uíge e do Bengo, a província do Zaire tem uma superfície de 40 130km2 e uma população de cerca de 376 000 habitantes (2004) constituída na sua maioria pelo povo étnico dos Bacongos.
A cidade de Mbanza Congo, antigamente S. Salvador (nome cristão atribuído pelos portugueses à localidade), foi outrora um importante centro de tráfego de escravos.
As principais atividades económicas da província residem: nos setores da agricultura (sobretudo com a criação de gado bovino e a produção de feijão, amendoim, mandioca, batata doce, milho, banana, café, algodão, caju, citrinos); nas atividades piscatórias artesanais, concentradas nos portos de Nóqui, Soyo e Nzeto (os dois primeiros são portos fluviais dos rios Zaire e Congo); na exploração de petróleo (no município de Soyo) que, tal como a província de Cabinda, representa um dos principais motores da economia nacional. De referir que alguns recursos minerais estão ainda por explorar, como o cobre, o ferro, o granito, a rocha asfáltica, entre outros. A Serra de Kanda possui importantes recursos silvícolas sobretudo da floresta densa húmida que se encontra na sua envolvente. A região não conheceu ainda grandes desenvolvimentos devido não só à guerra, como também à falta de mão de obra, pois a maior parte da população refugiou-se, durante a exploração colonial e a guerra colonial e civil, nas províncias de Cabinda, de Luanda e na República Democrática do Congo.
A província do Zaire, com acessos rodoviários pouco desenvolvidos, encontra as suas maiores dificuldades na falta de infraestruturas escolares e de condições de saúde. Neste setor, verifica-se a precariedade de centros de saúde, de medicamentos e equipamentos, de campanhas de vacinação e o consequente aumento das doenças transmissíveis. As principais doenças são a malária, a má nutrição, as doenças diarreicas agudas, a doença do sono, a tuberculose e a sida.
Como referenciar: Zaire (Angola) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-25 03:27:20]. Disponível na Internet: