Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Cairo

Aspetos Geográficos
Capital do Egito e maior cidade de África, o Cairo situa-se junto ao delta do rio Nilo, a 160 km a sul do mar Mediterrâneo. A parte velha da cidade corresponde à margem leste do rio, enquanto a margem ocidental é caracterizada por largas avenidas, jardins públicos e espaços abertos. A cidade possui cerca de 7 400 000 habitantes (2005), mas a sua área metropolitana ultrapassa os 15 milhões de pessoas.
História e Monumentos
Mesquita (Cidade do Cairo)
Polícia montada na cidade do Cairo
Museu da Polícia Nacional - Cairo
Vista geral da cidade do Cairo
Zona comercial num bairro antigo da cidade do Cairo
Museu do Cairo
Vista parcial da cidade do Cairo
Vista interior de uma Mesquita na Cidade do Cairo
Originalmente um acampamento militar situado perto do rio, em 641 d. C., foi fundada em 969 para servir de capital do Egito árabe. Saladino expandiu-a no século XII e a cidade tornou-se depois a capital dos sultões mamelucos até 1517. Nessa altura, os turcos otomanos apossaram-se do Egito até à sua independência com Muhammad Ali. Feito governador pelos turcos em 1806, Ali dirigiu o país durante 43 anos, conseguindo a autonomia e criando o Egito moderno. Entretanto, entre 1798 e 1801, a cidade foi ocupada pelos franceses. Em Mênfis (a capital do antigo Egito), que se situa a 25 km do Cairo, existe o Colosso de Ramsés II e a esfinge em alabastro datada da 19.ª dinastia. Entre os seus muitos outros monumentos, destacam-se a igreja suspensa, construída sobre as ruínas de uma fortaleza da Babilónia romana; a Igreja de São Sérgio, datada do século IV; a Igreja da Virgem Maria; a Mesquita de Ibn Aas, a mais antiga de toda a África (remonta ao ano 641); e a cidadela de Saladino, construída em 1183.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
É chamada Al-Qahira (a triunfante) em árabe. É uma capital cosmopolita, uma encruzilhada entre o Oriente e o Ocidente, com uma população composta por árabes, turcos, cristãos, judeus, europeus, etc. Pode-se visitar a cidade velha, um enclave amuralhado de casas de pedra acasteladas e ruas estreitas, bazares antigos e 400 mesquitas espalhadas. Depois existe ainda, no monte Moqattem, a cidadela, uma fortaleza datada de 1117, construída pelo sultão Saladino. Em Gizé, a 10 km a sul da cidade, na margem ocidental do rio Nilo, encontram-se as famosas pirâmides dos faraós, incluindo a Grande Pirâmide de Quéops, e a Esfinge, autênticos ícones do turismo egípcio. A Universidade Al-Azhar, fundada em 972, é uma das mais antigas do mundo. Possui ainda o Museu Copta, que tem a mais importante coleção de arte copta do mundo, e ainda três outros museus importantes (o Museu do Cairo, o Museu Islâmico e o Museu de Arte Moderna). O Cairo tem ainda o mercado Khan El Kalili, um dos mais originais mercados orientais, datado do século XIV, onde se pode encontrar ouro, prata, madeira, marfim, peles, especiarias, etc.
Economia
Centro comercial do país e centro cultural do mundo árabe, o Cairo tem como uma das suas principais indústrias o turismo, sendo visitado por gente de todo o mundo. Dotado de importantes indústrias tradicionais, tais como a siderurgia, a indústria automóvel, os têxteis, tem visto crescer nos últimos anos o setor das novas tecnologias: aeronáutica, eletrónica e química.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Cairo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 21:24:35]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais