Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

fotossistema

Designação das unidades de organização dos pigmentos fotossintéticos que estão inseridos nas membranas dos tilacoides. Um cloroplasto pode conter alguns milhares de fotossistemas.
A microscopia eletrónica revela a existência de dois tipos de fotossistema nas membranas dos tilacoides, o fotossistema I e o fotossistema II. Cada um dos fotossistemas é constituído por uma estrutura ordenada na qual uma molécula especializada de clorofila a ligada a um aceitador de eletrões constitui um centro de reação. O centro de reação está envolvido por 250 a 350 moléculas de pigmentos fotossintéticos como clorofila a, clorofila b e carotenoides. Estas moléculas captam energia luminosa e, por isso, são também designadas pigmentos-antena. A energia é canalizada para os centros de reação. A molécula de clorofila a do centro de reação é a única molécula que, quando excitada pela luz, pode ceder eletrões a um aceitador. Funciona como agente redutor, isto é, fornecedor de eletrões.
Cloroplasto é um organelo celular responsável pelo processo fotossintético
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – fotossistema na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-29 00:16:34]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov