Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

fotossistema

Designação das unidades de organização dos pigmentos fotossintéticos que estão inseridos nas membranas dos tilacoides. Um cloroplasto pode conter alguns milhares de fotossistemas.
A microscopia eletrónica revela a existência de dois tipos de fotossistema nas membranas dos tilacoides, o fotossistema I e o fotossistema II. Cada um dos fotossistemas é constituído por uma estrutura ordenada na qual uma molécula especializada de clorofila a ligada a um aceitador de eletrões constitui um centro de reação. O centro de reação está envolvido por 250 a 350 moléculas de pigmentos fotossintéticos como clorofila a, clorofila b e carotenoides. Estas moléculas captam energia luminosa e, por isso, são também designadas pigmentos-antena. A energia é canalizada para os centros de reação. A molécula de clorofila a do centro de reação é a única molécula que, quando excitada pela luz, pode ceder eletrões a um aceitador. Funciona como agente redutor, isto é, fornecedor de eletrões.
Cloroplasto é um organelo celular responsável pelo processo fotossintético
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – fotossistema na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-30 03:15:44]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse