Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Hélio

Este deus da mitologia grega era filho do Titã Hiperion e de Teia, tendo como irmãs Eos (a Aurora) e Selene (a Lua).
Tinha dois palácios: o que se situava no Extremo-Oriente, de onde saía todas as manhãs depois de um galo o acordar e de a sua irmã Eos o anunciar, e o que estava no final da sua viagem diária, no Extremo-Ocidente. Neste último palácio situavam-se as ilhas dos Bem-Aventurados, onde passeavam os quatro cavalos que puxavam o seu carro. Fazia a viagem entre estes palácios todos os dias e à noite regressava ao palácio do Extremo-Oriente navegando pelo Oceano numa embarcação feita em ouro por Hefesto.
Este deus tinha diversos rebanhos espalhados por diferentes sítios do mundo, cada um deles com trezentas e cinquenta cabeças. O melhor dos rebanhos estava em Erícia, uma ilha em Espanha. As suas filhas Lampécia e Fetusa guardavam os da Sicília. Apesar de Hélio poder ver tudo o que acontecia na Terra era bastante distraído. Daí que os amigos de Odisseu lhe tivessem conseguido roubar o seu rebanho sagrado sem que ele reparasse.
Quando Zeus fez a distribuição de cidades e ilhas aos deuses esqueceu-se de Hélio. No entanto, este disse a Zeus que não se importava de ficar com uma ilha, que dava todos os sinais de emergir a qualquer momento do mar, situada a sul da Ásia Menor, para que a distribuição não tivesse de ser feita de novo. A ilha de que falava era Rodes. A Parca Láquesis testemunhou a posse da ilha por Hélio.
Uma versão diz, no entanto, que a ilha tinha sido anteriormente submergida por Zeus devido ao mau comportamento dos seus habitantes. A história tinha-se passado da seguinte forma: Poseidon apaixonou-se por uma irmã dos Telquines, que habitavam a ilha. A ninfa chamava-se Halia, e teve com Poseidon seis filhos e uma filha chamada Rode. Quando Afrodite passou pela ilha a caminho de Pafos, estes seis filhos ofenderam-na. Como castigo a deusa enlouqueceu-os. Fizeram tais atrocidades (entre as quais a violação da mãe) que Poseidon os afogou no mar. Os seis filhos tornaram-se nos Demónios do Oriente. A sua mãe, Halia, tornou-se uma deusa com o nome de Leucótea, depois de se lançar ao mar. Os Telquines fugiram da ilha, pois aperceberam-se que Zeus iria submergi-la com uma inundação. Deste modo, Rode e os sete filhos que teve com Hélio ficaram herdeiros da ilha após a emersão desta.
Actis, um destes filhos (astrónomos conhecidos), foi acusado de fratricídio e depois do seu exílio fundou no Egito a cidade de Heliópolis, ensinando pela primeira vez astrologia neste país. O Colosso de Rodes foi construído pelos habitantes desta ilha em sua homenagem. Eléctrio, uma irmã sua, tornou-se semi-deusa depois de ter morrido virgem.
Hélio era também pai de Faetonte (sendo este também um dos nomes que se atribuem a Hélio), Clímene e Prótia.
A ilha da Sicília, de que os Gigantes se tinham servido para atirar na sua revolta, foi também dada por Zeus a Hélio. Apolo substituiu mais tarde Hélio como divindade solar.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Hélio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-03 09:01:08]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais