À Beira do Lago dos Encantos
Obra de Maria Alberta Menéres, remete-nos para um encantamento, personificado, no texto, pela Fada, enquanto personagem associada ao imaginário infantil de todos nós, e pelos valores de solidariedade que as personagens juvenis dos dois planetas nos transmitem.
Podendo ser destinada a representação, esta obra coloca-nos no espaço desconhecido de um outro planeta com características próximas do da Terra, cujos habitantes "transparentes por dentro" vão entendendo uma realidade nova, à medida que vão descobrindo o valor dos sentidos.
Na verdade, neste Planeta sem nome, caracterizado pela inexistência dos sentidos, as personagens Ele e Ela (filhos), demonstrando a tolerância própria da juventude, não se remetem aos limites do seu mundo e aceitam aprender, inventando, uma materialidade que desconhecem, embora saibam que existe.
Mundo com "papéis" invertidos, em que os filhos é que se preocupam em ensinar os pais e a transmitir-lhes a necessidade de inventar e conhecer novas realidades, como a linguística. De facto, o pai e a mãe destes são personagens acomodadas ao seu meio, apenas preocupadas com o quotidiano e as tarefas monótonas que os entretêm.
A chegada a este Planeta do terrestre João vai ajudá-los na resolução de algumas das suas dúvidas.
Começando por lhes atribuir um nome - Ele passa a ser Adão e Ela será Eva (note-se o cliché religioso que a atribuição destes nomes pressupõe, enquanto nomes indiscutivelmente associados à visão religiosa da criação do mundo), esta personagem vai presenteá-los com os cinco sentidos que caracterizam o HOMEM.
Através de situações diversas, plenas de afetividade e beleza, que decorrem num espaço mítico - O Lago dos Encantos - todos redescobriram, com a ajuda da personagem Fada, o mundo que os envolve. Personagem que sempre preencheu o nosso imaginário, esta Fada vai constituir-se como a possibilidade de sonhar.
Elemento associado à transmissão das novidades, o VENTO aparece como uma personagem que enforma em si próprio o novo conhecimento.
Última personagem a entrar em cena, o TEMPO vem marcar o ritmo e cadência da Vida, alertando-os para a necessidade de verificarem "a passagem das estacões do ano, dos meses, dos dias e das horas."
Com novos saberes adquiridos, através destas experiências solidárias, Adão e Eva sentem-se capazes, agora, de abandonar temporariamente o seu planeta e, juntamente com os pais, partem à procura de novos mundos, embora com o desejo de regressar ao seu LAGO DOS ENCANTOS, a qualquer momento.
-
DOS(Disk Operating System) O termo DOS por si só pode referir-se a qualquer sistema operativo do mesmo ...
-
Clavis ProphetarumEsta foi a obra "tão cansada e suada" da velhice de António Vieira, que este considerava como a sua
-
Leixões Sport ClubClube desportivo do concelho de Matosinhos, situado na freguesia da Senhora da Hora, foi fundado a 2
-
CláudioRomance de Júlio César Machado, escrito aos 16 anos, sob a influência de Balzac e das Memórias dum D
-
Horas de CombateCompilação de textos datados da fase final da vida de Guerra Junqueiro (década de noventa e inícios
-
Clive CusslerEscritor norte-americano, Clive Eric Cussler, nascido a 15 de julho de 1931, em Aurora, no estado do
-
Ecos do Passado e ColombinaVolume onde surgem editados conjuntamente Ecos do Passado, livro de poesias de João Penha, e a narra
-
Paulo CoelhoEscritor brasileiro nascido em 1947, no Rio de Janeiro. Estudou Direito na cidade onde nasceu mas, e
-
ClepsidraTítulo da única obra poética publicada de Camilo Pessanha, cuja primeira edição, de 1920, resultou d
-
Túnica de Nesso seguido de Conversa com o SilêncioEste volume póstumo reúne duas obras: uma inédita, Túnica de Nesso, que constitui o terceiro volume