À Beira do Lago dos Encantos
Obra de Maria Alberta Menéres, remete-nos para um encantamento, personificado, no texto, pela Fada, enquanto personagem associada ao imaginário infantil de todos nós, e pelos valores de solidariedade que as personagens juvenis dos dois planetas nos transmitem.
Podendo ser destinada a representação, esta obra coloca-nos no espaço desconhecido de um outro planeta com características próximas do da Terra, cujos habitantes "transparentes por dentro" vão entendendo uma realidade nova, à medida que vão descobrindo o valor dos sentidos.
Na verdade, neste Planeta sem nome, caracterizado pela inexistência dos sentidos, as personagens Ele e Ela (filhos), demonstrando a tolerância própria da juventude, não se remetem aos limites do seu mundo e aceitam aprender, inventando, uma materialidade que desconhecem, embora saibam que existe.
Mundo com "papéis" invertidos, em que os filhos é que se preocupam em ensinar os pais e a transmitir-lhes a necessidade de inventar e conhecer novas realidades, como a linguística. De facto, o pai e a mãe destes são personagens acomodadas ao seu meio, apenas preocupadas com o quotidiano e as tarefas monótonas que os entretêm.
A chegada a este Planeta do terrestre João vai ajudá-los na resolução de algumas das suas dúvidas.
Começando por lhes atribuir um nome - Ele passa a ser Adão e Ela será Eva (note-se o cliché religioso que a atribuição destes nomes pressupõe, enquanto nomes indiscutivelmente associados à visão religiosa da criação do mundo), esta personagem vai presenteá-los com os cinco sentidos que caracterizam o HOMEM.
Através de situações diversas, plenas de afetividade e beleza, que decorrem num espaço mítico - O Lago dos Encantos - todos redescobriram, com a ajuda da personagem Fada, o mundo que os envolve. Personagem que sempre preencheu o nosso imaginário, esta Fada vai constituir-se como a possibilidade de sonhar.
Elemento associado à transmissão das novidades, o VENTO aparece como uma personagem que enforma em si próprio o novo conhecimento.
Última personagem a entrar em cena, o TEMPO vem marcar o ritmo e cadência da Vida, alertando-os para a necessidade de verificarem "a passagem das estacões do ano, dos meses, dos dias e das horas."
Com novos saberes adquiridos, através destas experiências solidárias, Adão e Eva sentem-se capazes, agora, de abandonar temporariamente o seu planeta e, juntamente com os pais, partem à procura de novos mundos, embora com o desejo de regressar ao seu LAGO DOS ENCANTOS, a qualquer momento.
-
DOS(Disk Operating System) O termo DOS por si só pode referir-se a qualquer sistema operativo do mesmo ...
-
Viagem de um Pai e de um Filho pelas Ruas da AmarguraDa autoria de Batista-Bastos e editado em 1981, foi considerado por alguns críticos literários como
-
Só Para o Meu Amor é Sempre maioEsta obra colige a correspondência trocada entre António José Saraiva e a sua futura esposa durante
-
Cartas de AmorRomance pertencente à rubrica Comédia Burguesa, que narra, sob a forma epistolar, a evolução da paix
-
Anacephaleoses da Monarquia LusitanaEste poema épico da autoria de Manuel Bocarro Francês, publicado em 1624, é formado por quatro parte
-
Ilha dos AmoresColeção de poesias que revela a aproximação de Feijó à estética simbolista do vago e da sugestão, de
-
Amor DivinoRomance publicado pela primeira vez em 1877, pertencente à série Comédia do Campo, subintitulado Est
-
Amor Crioulo: Vida ArgentinaÚltimo romance de Abel Botelho, deixado incompleto por morte do autor e publicado postumamente por J
-
Os Cavaleiros do AmorObra póstuma, subintitulada Plano de um Livro a Fazer. Dispersos e Inéditos, cuja edição foi organiz
-
O Crime do Padre AmaroRomance que oferece uma interessante história textual: a primeira versão surge nas páginas da Revist