Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

2 min

A Pantera Cor-de-Rosa
favoritos

Comédia realizada em 1963 por Blake Edwards com o título The Pink Panther, protagonizada por David Niven, Peter Sellers, Robert Wagner e Capucine.
O nome do filme deriva de um diamante - o maior do mundo - que tem a fama de mostrar uma pantera cor-de-rosa a quem olhar para ele fixamente. A sua dona, a princesa Dala (interpretada por Claudia Cardinale), encontra-se numa estância turística na Suíça quando repara na chegada de Sir Charles Lytton (David Niven). O que ela não sabe é que ele é o famoso ladrão de joias conhecido como "O Fantasma", que tem por hábito deixar uma luva na cena do crime e está muito interessado na pantera cor-de-rosa. Entretanto, o sobrinho de Charles, George Lytton (Robert Wagner), tenciona roubar o diamante e culpar "O Fantasma", ignorando tratar-se do próprio tio. Quem persegue "O Fantasma" é o inspetor Clouseau (Peter Sellers), vindo de França com a sua mulher Simone (Capucine), que ele desconhece que é amante de Charles e cúmplice dos seus crimes. Encontram-se todos na Suíça, onde a mais inesperada das pessoas se transforma no mais forte suspeito.
Este é o resumo da história escrita para o ecrã por Maurice Richlin e Blake Edwards.
Cartaz de "The Pink Panther" (A Pantera Cor-de-Rosa), um filme realizado em 1963 por Blake Edwards e protagonizado por David Niven e Peter Sellers (Metro-Goldwyn-Mayer)
Originalmente, era suposto que a personagem principal do filme fosse Charles Lytton, mas foi o inspetor Clouseau que se tornou famoso e deu mesmo origem a uma série de filmes com a sua presença. Apesar de agora indissociável de Peter Sellers, o papel foi proposto originalmente a Peter Ustinov.
A pantera animada que surge no genérico inicial do filme transformou-se numa personagem de animação muito famosa do cinema e da televisão, assim como o tema principal da banda sonora da autoria de Henry Mancini, que recebeu a nomeação para o Óscar. O filme recebeu ainda a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator em musical ou comédia, para Peter Sellers.
O filme deu origem a novas versões e sequelas sob a marca da pantera: The Return of The Pink Panther (O Regresso da Pantera Cor-de-Rosa, 1975), The Pink Panther Strikes Again (A Pantera Cor-de-Rosa Volta a Atacar, 1976), Trail of The Pink Panther (Na Pista da Pantera, 1982), Curse of The Pink Panther (A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa, 1983) e Son of The Pink Panther (O Filho da Pantera Cor-de-Rosa, 1993), todos realizados por Blake Edwards.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – A Pantera Cor-de-Rosa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-28 09:15:41]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto