A Portuguesa (hino)
Como resultado do sentimento nacional profundo oriundo da humilhação sofrida pelo Ultimato imposto pelos Britânicos em 1890, surge, no mesmo ano, uma música de exaltação nacional - A Portuguesa - da autoria de Alfredo Keil (música) e Henrique Lopes de Mendonça (letra). Devido ao seu forte carácter patriótico, apesar de ter sido proibida após o 31 de janeiro de 1891, nunca caiu no esquecimento e foi escolhida como hino republicano em 1911.
Embora se desconheçam provas concretas de tal, diz-se que o verso "Contra os bretões marchar, marchar!", faria parte da versão original e foi modificado para "Contra os canhões marchar, marchar!".
I
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E o teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
Partilhar
Como referenciar
A Portuguesa (hino) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-portuguesa-(hino) [visualizado em 2026-07-20 17:15:35].
Outros artigos
-
PátriaPoema de Guerra Junqueiro dedicado à memória de José Falcão, ainda inspirado pelas consequências soc...
-
SolAs suas características físicas fazem do Sol uma estrela de médias dimensões: é uma estrela anã da c...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Alfredo KeilCompositor e pintor português de ascendência alemã, Alfredo Keil nasceu a 3 de julho de 1850, em Lis...
-
Lenda da Conversão de AbulNo lugar de Barbeita, vivia um conde poderoso e a sua linda irmã Margarida. A jovem tinha muitos pre
-
Lenda das Águas de AlmofalaHá muito tempo, vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia. Fascinados pela sua beleza,
-
Egas Moniz, o AioConta esta lenda que, por altura do cerco a Guimarães, Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, decid
-
A Moura do Castelo de TaviraAben-Fabila era o governador mouro da cidade de Tavira. Quando esta foi conquistada pelos cristãos,
-
O Lidador ou a Lenda da Porta da TraiçãoO cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, dominada pelos mouros, durava já há cerca de do
-
A Cura do InfanteHá muito tempo atrás, durante a invasão moura na região de Viseu, a imagem de Nossa Senhora de Cárqu
Partilhar
Como referenciar 
A Portuguesa (hino) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-portuguesa-(hino) [visualizado em 2026-07-20 17:15:35].