À Sombra das Árvores Mortas
Romance de Mário Ventura, publicado em 1966, que foca um setor da juventude portuguesa na sua vivência quotidiana, nos seus conflitos com os pais e com a sociedade, alheados em aventuras inúteis e ociosas.
No seu percurso de aprendizagem, de teddy-boy até à consciencialização social, a personagem central, Lázaro, compreende, a pouco e pouco, que as aventuras do grupo em que se incluía não possuíam finalidade nem proveito e que o único sentido da existência é a capacidade de intervenção direta na sociedade: "À sombra das árvores mortas...
Não basta que as abandonemos, como eu e o Filipe quisemos fazer - é preciso derrubá-las, entendes? Se fores capaz de aceitar isto talvez eu não fique sozinho nesta mudança.
Partilhar
Como referenciar
À Sombra das Árvores Mortas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-sombra-das-arvores-mortas [visualizado em 2026-07-28 15:05:51].
Outros artigos
-
Mário VenturaTradutor, ficcionista e jornalista nascido a 24 de maio de 1939, em Santarém. Embora ressentindo-se ...
-
Erro PróprioNa obra de António Maria Lisboa (como na literatura surrealista de um modo geral) a distinção entre
-
EsparsasColeção de poesias em dois volumes, reunindo composições dispersas pelos vários jornais e revistas e
-
Voz Que EscutaObra póstuma, publicada em 1944 pela coleção Novo Cancioneiro, segundo o original do texto poético p
-
Equador (obra)Romance histórico, da autoria do jornalista português Miguel Sousa Tavares, lançado em 2003. De escr
-
Escavações PoéticasColetânea de poesias assaz eclética, onde o autor reúne composições filiadas em géneros de cariz rom
-
Novos EnsaiosCompilação de ensaios de Moniz Barreto, organizada e prefaciada por José Tengarrinha, que reúne quat
-
Espécies ZoobotânicasDesde o aparecimento dos primeiros hominídeos que a caça e a recoleção de espécies em estado selvage
-
Obra EpistolográficaNa edição de Juromenha, estão incluídas sete cartas. Destas, a segunda e a terceira complementam-se,
-
Emiliano PernetaPoeta brasileiro, Emiliano Perneta, nascido a 3 de janeiro de 1866, em Curitiba, no Paraná, e faleci
Partilhar
Como referenciar 
À Sombra das Árvores Mortas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-sombra-das-arvores-mortas [visualizado em 2026-07-28 15:05:51].