A Vida em Lisboa
Romance de atualidade de Júlio César Machado, publicado em 1858 em dois volumes, onde o escritor, conforme assevera no prefácio dirigido "À Crítica", pretendeu "estudar os costumes e a índole dos lisbonenses", amenizando o realismo das descrições "pelo interesse e movimento de um enredo em harmonia com os caracteres que se pretende observar e com os usos que se pretende descrever." Apesar da complexidade da intriga amorosa, A Vida em Lisboa, mais que um romance, parece, como o próprio autor confessa, "um folhetim de 400 páginas", onde se estende uma "fisiologia" dos tipos e dos ambientes da sociedade lisboeta da época, materialista e cínica.
Partilhar
Como referenciar
A Vida em Lisboa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-vida-em-lisboa [visualizado em 2026-06-04 14:12:30].
Outros artigos
-
CancioneiroColeção de poesias de João de Lemos, dividida em três volumes, "Flores e Amores", "Religião e Pátria
-
CançõesReúne letras dos discos Os Sobreviventes (1971), Pré-Histórias (1972), À Queima-Roupa (1974), De Peq
-
Cancioneiro PopularObra que, juntamente com a História da Poesia Popular Portuguesa e o Romanceiro Geral, publicados no
-
CancioneiroColeção de narrativas poéticas que retoma o género dos solaus e das tradições cavaleirosas anteriore
-
CançõesSão duas as canções escritas por Sá de Miranda, ambas de temática religiosa: Canção a Nossa Senhora
-
Cancioneiro GeralVolumosa coletânea poética, reunida e organizada por Garcia de Resende, impressa em Lisboa, em 1516,
-
Fátima Campos FerreiraMaria de Fátima Barbosa Campos Ferreira nasceu a 4 de abril de 1958 em Lisboa, mas passou grande par
-
Cancioneiros MedievaisAs primeiras manifestações da literatura portuguesa são textos em verso, as chamadas «cantigas», com
-
CancioneiroReedição acrescentada do Cancioneiro de 1963, contém Litoral, Poesias Dispersas, Cancioneiro, Confid
-
Cancioneiro da VaticanaO Cancioneiro da Vaticana é uma cópia quinhentista de uma coletânea, datável do século XIV, de texto
Partilhar
Como referenciar 
A Vida em Lisboa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$a-vida-em-lisboa [visualizado em 2026-06-04 14:12:30].