Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Abydos
favoritos

Da 26.a dinastia de reis egípcios até 525 a. C. deu-se a construção de nove templos consecutivos. Um deles, o de Abydos, data do século XIII a. C. (1291 e 1279 a. C.).
Abydos designa uma cidade egípcia instalada na vertente ocidental do rio Nilo, escolhida para servir de última morada à maior parte dos reis da primeira e da segunda dinastias (3100-2755 a. C.) aqui sepultados.

Os túmulos dos reis das primeiras monarquias construídos tanto em Abydos como em Saqqara eram cópias de palácios e de santuários erigidos em pedra para durarem uma eternidade e fornecem valiosas informações relativas aos usos e costumes do Egito Antigo.

Da primeira dinastia até à 26.a dinastia (525 a. C.) uma parte da cidade foi ocupada por nove templos sucessivos. O grande templo de Abydos foi erigido noutro local, não muito distante, durante o reinado de Séti I, no século XIII a. C., entre 1291 e 1279 a. C. Este monumental exemplar da arquitetura religiosa ou tumulária da antiga civilização egípcia ainda hoje se encontra muito bem preservado.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Abydos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-05 00:59:05]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez