Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tempo de leitura< 1 min

ação do gelo
favoritos

Atividade da água no estado sólido (gelo) que origina, em função da erosão e transporte, um modelado com características específicas e por vezes muito aparatoso.
Estes modelados localizam-se em áreas onde a água se encontra gelada durante todo o ano, o que acontece nas regiões polares e, a outras latitudes, nas zonas de montanha com glaciares ou neves eternas.
A morfologia provocada pelo gelo (morfologia glaciar) torna-se visível quando o gelo desaparece em períodos de clima mais suave, podendo evoluir para regimes periglaciares ou temperados de invernos muito frios.
Montanhas cobertas de neve
Este modelado é caracterizado por depósitos de moreias, vales em forma de U e lagos de origem glaciar.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
ação do gelo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$acao-do-gelo [visualizado em 2026-06-17 23:40:52].

Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos