As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

ácido acético
favoritos

O ácido acético, também designado de ácido etanoico, é um ácido monocarboxílico alifático, de fórmula CH3COOH. Este apresenta um odor picante e é ácido em solução. É o ácido carboxílico conhecido há mais tempo e atualmente o mais importante.

O ácido acético é miscível com a água em todas as proporções, é incolor, cristaliza a 16,59 ºC como ácido acético glacial anidro que é corrosivo.
Este ácido obtém-se por oxidação de líquidos que contenham álcool com o oxigénio do ar, por destilação seca da madeira, por adição catalítica de água ao acetileno e posterior oxidação do acetaldeído obtido.

O ácido acético encontra-se em muitos produtos de origem animal e vegetal, e é o componente essencial do vinagre de mesa.
É ainda utilizado para a obtenção da acetona, preparados farmacêuticos (aspirina, fenacetina, antipirina), acetato de alumínio e outros acetatos.
São importantes os sais do ácido acético como o alumínio, crómio e ferro que apresentam grande utilização como mordentes no tingimento de têxteis.
Alguns ésteres do ácido acético usam-se como solventes e na produção de perfumes e plásticos.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – ácido acético na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-16 09:39:20]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron