Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

ácido salicílico
favoritos

O ácido salicílico, também designado de ácido o-hidroxibenzóico, é um ácido carboxílico aromático, de fórmula molecular C7 H6 O3.
O ácido salicílico cristaliza em álcool na forma de prismas monoclínicos e apresenta um ponto de fusão de 159 ºC.
Obtém-se tecnicamente segundo um método originalmente devido a Kolbe, por carboxilação de fenóxido de sódio com dióxido de carbono sob pressão a uma temperatura entre 120 e 170 ºC. Quando aquecido rapidamente à pressão atmosférica o ácido salicílico decompõe-se em fenol e dióxido de carbono.
O ácido salicílico é uma fito-hormona, encontrando-se largamente distribuído no reino vegetal, sobretudo sob a forma de éter metílico (salicilato de metilo), mas também na forma livre em certos frutos como morangos e uvas, o que explica a sua presença na maioria dos vinhos. Entre os vários efeitos como fito-hormona, o ácido salicílico retarda a senescência das flores, interferindo com a produção de etileno, induz a floração em algumas espécies e tem um papel importante na resistência das plantas às doenças.
Pela sua ação bactericida e inibidora da putrefação utilizava-se antigamente como conservante de alimentos.
A sua maior importância deriva da sua utilização como matéria prima para o fabrico de ácido acetilsalicílico (aspirina) e de corantes.
Na forma de éster metílico usa-se como antirreumático e em perfumaria.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – ácido salicílico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 09:11:33]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez