Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

ágar-ágar
favoritos

O ágar-ágar é uma substância mucilaginosa que se encontra em plantas marinhas e é comercialmente extraído das paredes celulares das algas marinhas vermelhas. Uma vez seco, emprega-se em meios de cultura microbiológica e em preparações como agente solidificante.
 
Este material é comercialmente fornecido desidratado em grânulos ou em pó e aumenta de volume em contacto com a água. A capacidade do ágar permanecer como gel sólido a temperaturas inferiores a 38oC é uma propriedade importante, que não é encontrada em muitos outros géis.
 
A gelatina, por exemplo, torna-se fluída quando a temperatura atinge os 37oC, temperatura esta a que crescem muitos microrganismos, razão por que esta deixou de ser usada como agente solidificante para meios microbiológicos.
 
Uma vez que a grande maioria dos microrganismos cultivados em laboratório não destroem o ágar, este é o principal meio usado como agente solidificante em meios de cultura.

Quimicamente, o ágar-ágar é um polissacarídeo complexo composto de galactose e ácido galacturónico, esterificado com ácido sulfúrico.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – ágar-ágar na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 10:27:28]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes