agência de publicidade
Organização comercial independente, constituída por pessoas criativas e de negócios, que profissionalmente criam, preparam, programam e executam publicidade por conta de um anunciante.
Para levar a cabo os seus objetivos, a agência de publicidade precisa de departamentos como:
- de atendimento - realiza o atendimento ao cliente, antes, durante e depois da realização da campanha;
- de investigação - quando existe, procura o conhecimento do consumidor e do produto, particularmente pela realização do pré-teste, e ainda do fabricante;
- de criatividade - com diretor criativo que coordena um diretor artístico, redatores e produtores de cinema, fotografia, etc., dá forma externa à mensagem publicitária, através das seguintes etapas - criação da mensagem básica, expressão dessa mensagem, desenho narrativo (story), criação e realização do material necessário e supervisão do material audiovisual e gráfico;
- de meios - cria documentação sobre os meios (de comunicação e publicitários), como audiências e sua natureza (idade, sexo, ocupação, etc.), tarifas e ofertas, estuda a sua evolução como rentabilidade de cada espaço ou seu ordenamento (ranking) e planificação de meios, passando pela estratégia dos mesmos, indicando os mais adequados para a mensagem e qual a combinação ideal entre eles, pela programação dos meios, determinando os espaços e os tempos (dias, horas, bloco, etc.) em cada um deles, pela compra e reserva de espaços, conhecendo tarifas, peculiaridade de cada um deles, avaliação económica, pelo controlo de aparições, acompanhando a concretização da encomenda e enviando ao cliente os comprovantes;
- de tráfego - coordena o desenvolvimento e a estrutura operativa da agência pela indicação e coordenação do trabalho conforme vai passando pelos sucessivos departamentos, pela coordenação e pelo controlo das equipas em cada fase, desde as horas despendidas às deslocações e gastos internos e externos.
Para levar a cabo os seus objetivos, a agência de publicidade precisa de departamentos como:
- de atendimento - realiza o atendimento ao cliente, antes, durante e depois da realização da campanha;
- de investigação - quando existe, procura o conhecimento do consumidor e do produto, particularmente pela realização do pré-teste, e ainda do fabricante;
- de criatividade - com diretor criativo que coordena um diretor artístico, redatores e produtores de cinema, fotografia, etc., dá forma externa à mensagem publicitária, através das seguintes etapas - criação da mensagem básica, expressão dessa mensagem, desenho narrativo (story), criação e realização do material necessário e supervisão do material audiovisual e gráfico;
- de meios - cria documentação sobre os meios (de comunicação e publicitários), como audiências e sua natureza (idade, sexo, ocupação, etc.), tarifas e ofertas, estuda a sua evolução como rentabilidade de cada espaço ou seu ordenamento (ranking) e planificação de meios, passando pela estratégia dos mesmos, indicando os mais adequados para a mensagem e qual a combinação ideal entre eles, pela programação dos meios, determinando os espaços e os tempos (dias, horas, bloco, etc.) em cada um deles, pela compra e reserva de espaços, conhecendo tarifas, peculiaridade de cada um deles, avaliação económica, pelo controlo de aparições, acompanhando a concretização da encomenda e enviando ao cliente os comprovantes;
- de tráfego - coordena o desenvolvimento e a estrutura operativa da agência pela indicação e coordenação do trabalho conforme vai passando pelos sucessivos departamentos, pela coordenação e pelo controlo das equipas em cada fase, desde as horas despendidas às deslocações e gastos internos e externos.
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Como referenciar
Porto Editora – agência de publicidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-21 06:49:24]. Disponível em
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