A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura< 1 min

água de cristalização
favoritos

A água de cristalização é a água que se encontra presente nos compostos cristalinos em determinadas proporções. Muitos sais cristalinos formam compostos hidratados contendo uma, duas ou mais moléculas de água por molécula de composto.
A água de cristalização está presente no cristal de várias maneiras. As moléculas de água podem simplesmente ocupar posições na rede cristalina ou podem formar ligações com os aniões (iões negativos) ou catiões (iões positivos) presentes.
Um exemplo característico é o caso do sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), em que cada ião de cobre está coordenado com quatro moléculas de água através dos pares de eletrões do oxigénio formando-se o complexo [Cu(H2O)4]2+. Cada ião de sulfato tem uma molécula de água ligada através de ligações de hidrogénio.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
água de cristalização na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$agua-de-cristalizacao [visualizado em 2026-06-04 09:57:34].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre