Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Al Garbe
favoritos

Designação da região sudoeste da Península Ibérica, sob o domínio muçulmano, desde 711, aquando das invasões árabes na Península, que deu origem ao nome Algarve.

Al Garbe deriva de uma expressão árabe, Gharb, que significa ocidente. Desta forma, o topónimo Al Garbe refere-se à região a ocidente de Al Andaluz, ou simplesmente ao território a ocidente.
Foi a última região portuguesa a ser resgatada aos mouros no processo da Reconquista Cristã. D. Sancho I, cujo reinado se estende entre 1185 e 1211, chega ao Algarve, mas vê-se forçado a retirar. A conquista deste território consuma-se no reinado de D. Afonso III, em 1249, com a tomada de Silves, sendo as tropas comandadas por D. Paio Peres Correia.

As típicas chaminés algarvias
É a partir de D. Afonso III que são finalmente definidas as fronteiras e os limites de Portugal, passando o Algarve a ser parte integrante do reino português.

A forte e prolongada dominação árabe no Algarve deixou nesta região profundas marcas da sua cultura. Podemos encontrar vestígios muçulmanos no património linguístico, artístico e arquitetónico, na agricultura, etc. Destaca-se o Palácio das Varandas em Silves, notável exemplo da arquitetura árabe existente em Portugal.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Al Garbe na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 10:23:51]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto