Alberto Ascari
Piloto de automóveis, Alberto Ascari nasceu a 13 de julho de 1918, em Milão, e morreu a 26 de maio de 1955, também em Itália.
Filho de António Ascari, conhecido corredor de automóveis, deixou de estudar em 1936 e comprou uma moto.
Nesse mesmo ano estreou-se nas competições de motos mas não conseguiu acabar a prova. A sua primeira vitória foi no circuito de Lano.
Ganhou fama como corredor de motos até 1939, tendo, entretanto, assinado contrato com a fábrica "Bianchi".
Em 1940 Enzo Ferrari convidou-o a integrar a sua equipa de Fórmula 1, e Ascari fez a sua primeira corrida de automóveis no circuito de Mille Miglia. Meses mais tarde correu no Grande Prémio de Trípoli.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, interrompeu a sua carreira, que reatou em 1947. No dia 28 de setembro desse ano formou equipa com Gigi Villoresi ao volante de um Maserati. Apelidado de "Ciccio", Alberto Ascari ganhou o Grande Prémio de San Remo e a Corrida de Carros Desportivos de Pescara.
Em 1949, Enzo Ferrari tornou a contratar Ascari. Nesse mesmo ano venceu os Grandes Prémios da Suíça e da Itália (BAN).
Conseguiu também o primeiro lugar no Troféu Internacional de Silverstone.
Em 1952 conseguiu o seu primeiro título de Campeão do Mundo, depois de vencer nos Grandes Prémios da Bélgica, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Itália.
Em 1953 repetiu o feito, com vitórias na Argentina, Bélgica, Grã-Bretanha, Holanda e Suíça. Depois do campeonato desse ano assinou pela Lancia, deixando a Ferrari.
Em 1954, ao serviço da nova equipa, Alberto Ascari venceu o circuito de Mille Miglia, um ano antes de a Lancia entrar nas competições dos Grandes Prémios e de Ascari lhe dar a primeira vitória daquela categoria, ao vencer no Grande Prémio de Nápoles (Itália).
No Mónaco não conseguiu acabar a corrida visto ter sofrido um acidente que o deixou com o nariz partido. Quatro dias depois, a 26 de maio de 1955, foi assistir aos treinos no circuito de Monza (Itália) e no final pediu emprestado o Ferrari de Castellotti. Na terceira volta à pista, ao virar a terceira curva, Alberto Ascari despistou-se, morrendo a caminho do hospital.
Ao longo da carreira de quinze anos venceu 47 das 56 corridas internacionais em que participou.
Em 1992 Alberto Ascari foi registado no Hall of Fame da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
-
AlbertoEleito (anti)papa, em 1102, pelos clérigos que tinham já tentado colocar Teodorico no trono pontific...
-
ItáliaGeografia País do Sul da Europa. Ocupa a Península Itálica, identificada pela sua forma em "bota". A...
-
MónacoGeografia Principado do Sul da Europa, um dos pequenos Estados europeus. Forma um enclave no Sul da ...
-
NápolesCidade da Itália. Situada junto ao golfo de Nápoles, no mar Tirreno, e perto do vulcão Vesúvio, é a ...
-
LanciaA marca italiana de automóveis Lancia foi fundada em 1906, em Turim, por Vincenzo Lancia e pelo seu ...
-
SuíçaGeografia País da Europa Central. Situado em pleno maciço dos Alpes, faz fronteira com a Alemanha, a...
-
HolandaGeografia Nação da Europa Ocidental, compreende 2 províncias das 12 que compõem os Países Baixos. Si...
-
BélgicaGeografia País da Europa Ocidental. Situado no noroeste da Europa, abrange uma área de 30 528 km2. A...
-
ArgentinaGeografia País da América do Sul. Ocupa a maior parte da secção meridional deste continente e abrang...
-
AlemanhaGeografia País da Europa Central. Estendendo-se dos Alpes, a sul, até ao litoral do mar do Norte e d...