Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Albuquerque Mendes
favoritos

Artista plástico português nascido em 1953. Depois de ter pensado ser padre, tornou-se um dos artistas portugueses mais conhecidos da geração de pintores surgida entre meados da década de 1970 e inícios da década de 1980. O seu percurso inicia-se em Coimbra, onde frequentou o Círculo de Artes Plásticas entre 1970 e 1975. Albuquerque Mendes realiza a sua primeira exposição individual em 1971, na Galeria do CAPC, influenciado pelo expressionismo, pela bad painting e pela herança dadaísta. É, no entanto, na performance que se vai destacar. Em 17 de janeiro de 1974 realiza a intervenção A arte é bela, tudo é belo, integrada no 1000011º Aniversário de Arte, iniciativa dinamizada por Ernesto de Sousa (CAPC).
Protagoniza várias intervenções em lugares públicos como a Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados no Porto. Nelas são visíveis ligações aos rituais das procissões e das manifestações religiosas e profanas da cultura popular portuguesa.
Pertenceu ao Grupo Puzzle (1976-1980) - coletivo fundado por um conjunto de artistas no pós-25 de abril que procuravam intervir no espaço urbano através de uma ação coletiva, lúdica e liberta de compromissos políticos - ao qual pertencia, também, Gerardo Burmester com quem fundou, em 1982, no Porto, a Associação de Arte Espaço Lusitano, um dos lugares que mais dinamizaram a jovem arte portuguesa e que subsistiu até 1985. Neste espaço teve exposições importantes onde podemos encontrar a temática da figura da mulher, do autorretrato e da iconografia religiosa.
Já na década de 1990 a sua pintura é objeto de uma depuração, tanto temática como formal e onde cada vez mais assume uma crescente preocupação com os temas relacionados com a simbologia religiosa. Tendo atingido um grande reconhecimento no Brasil, país que o fascina e onde expõe regularmente, Albuquerque Mendes foi objeto de uma mostra retrospetiva intitulada Confesso no Museu de Arte Contemporânea de Serralves em 2001.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Albuquerque Mendes na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$albuquerque-mendes [visualizado em 2025-07-11 13:38:46].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix