A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

Alcindo de Carvalho
favoritos

Fadista, Alcindo Simões de Carvalho nasceu a 9 de janeiro de 1932, no Bairro Alto, em Lisboa.
Chegou a ser vendedor de tintas. O fado não foi um acidente, antes sim uma inevitabilidade.

Alcindo Carvalho nasceu num ambiente fadista na Rua da Rosa, no coração do Bairro Alto.
O seu pai era alfaiate de profissão. Mas na família o fado marcava constantemente presença. Um dos seus irmãos tocava viola e outro cantava. Assim a sua vocação foi descoberta com toda a naturalidade ainda na infância.

Tinha 15 anos quando o guitarrista Francisco Carvalhinho descobriu o seu talento e o apresentou a Márcia Condessa que o contratou para a sua casa de fados, na Praça da Alegria. Três anos depois passou para O Faia, de Lucília do Carmo, integrando o elenco durante 16 anos. Depois passou por várias casas, como Adega Mesquita, Pico do Areeiro, Luso, Taverna d'El Rei, Embuçado e Clube do Fado. Mas onde mais se destacou foi na Parreirinha de Alfama, casa de Argentina Santos, onde atuou durante 21 anos.

A sua grande referência é Carlos Ramos, e até houve quem o acusasse de imitar aquele fadista. Mas Alcindo de Carvalho acabou por descobrir um estilo próprio.
Participou em diversos espetáculos, incluindo Cabaret, de Filipe La Féria; Fados, de Ricardo Pais (ao lado de Carlos Zel, José Pedro Gomes, Luís de Matos, entre outros); e Cabelo Branco é Saudade, também de Ricardo Pais (ao lado de Argentina Santos, Celeste Rodrigues e Ricardo Ribeiro). Já atuou em diversos palcos, de que se destacam um festival em Marselha e um concerto em Londres.

Tem uma discografia considerável no tempo do vinil, salientando-se o álbum de 1969 com edição ibérica.
Em 2004, a Movieplay lançou, em CD, a coletânea O Fado de ser Fadista, com alguns dos seus sucessos.
O seu reportório inclui temas como "Saber quem somos", "Baile dos Quintalinhos", "Cruz de Pedra", "Fado de ser Fadista", "A Rua do Desencanto", "Saudades não as Quero" ou "Braços Erguidos".

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Alcindo de Carvalho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$alcindo-de-carvalho [visualizado em 2026-06-04 23:53:16].
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar Seta para baixo
Alcindo de Carvalho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$alcindo-de-carvalho [visualizado em 2026-06-04 23:53:16].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre