Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Aleksandr Pushkin
favoritos

Escritor russo, nascido em 1799 e falecido em 1837, cujas qualidades poéticas desde cedo se manifestaram, tendo alcançado o reconhecimento público em 1820 com o poema "Ruslan e Ludmila", uma exaltação da cultura medieval russa.

Enquanto poeta, Pushkin fazia uso de expressões e lendas populares, marcando os seus versos com a riqueza e diversidade do idioma russo. Devido às suas ideias progressistas, foi desterrado, viajando, entre 1820 e 1824, pelo sul do Império Russo.
Aleksandr Pushkin, escritor russo

No decurso deste período, compôs diversos poemas de influência byroniana, de entre os quais se destacam "O prisioneiro do Cáucaso", "A fonte de Baktchisarai" e "Os ciganos". No entanto, não deixou de inovar, introduzindo elementos realistas, o que o levou a designar o seu estilo como "romantismo realista".

Escreveu um romance em verso, Yevgeni Onegin, um retrato panorâmico da vida russa e que constituiu o ponto de partida para o romance realista russo do século XIX; publicou o drama histórico Boris Gudonov, em que evidencia a influência de Shakespeare.

Em 1826, recebeu o perdão do imperador, regressando a Moscovo. Dois anos depois, escreveu Poltav, uma epopeia que narra a história de amor do cossaco Mazeppa. Cultivando, cada vez mais, a prosa, alcançou grande sucesso com obras como Contos de Belkin, A Dama de Espadas e A Filha do Capitão.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Aleksandr Pushkin na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 02:23:26]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez