Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Aleksandr Rodchenko
favoritos

Pintor russo, Aleksandr Miklailovitch Rodchenko nasceu em 1891, em São Petersburgo, e morreu em 1956, em Moscovo.
Em 1911 estuda na Escola de Arte de Kazan, completando os estudos em Moscovo, no Instituto Artístico e Industrial Strogonov a partir de 1914.
Desde as primeiras obras manifesta a tendência para a abstração, executando uma série de pinturas com formas geométricas, realizadas com instrumentos de desenho rigoroso e reduzidas à essencialidade absoluta.
Aleksandr Rodchenko
Em 1919 realiza várias gravuras sobre linóleo e alguns projetos de arquitetura. Na mesma altura executa algumas esculturas abstratas e geométricas, que denomina "construções espaciais".
Em 1921 foi um dos elementos fundadores do movimento construtivista, tentando desenvolver ou proporcionar manifestações culturais que estabelecessem a ligação entre arte e indústria. Produziu alguns trabalhos de arte gráfica, algumas colagens e fotomontagens. A partir de 1924, quando se reduzem as oportunidades para a livre criação, dedica-se à fotografia e ao filme, criando imagens que se caracterizam pelas perspetivas pouco convencionais e pelo original tratamento lumínico.
Na década de 30, o regime comunista que governava a União Soviética desinteressa-se pela arte vanguardista e suprime os ideais estéticos do construtivismo. Rodchenko volta assim à pintura, enveredando pela representação figurativa. Em 1942 volta a Moscovo, onde vem a falecer passados catorze anos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Aleksandr Rodchenko na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-15 22:58:32]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro