Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

Alenquer
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Alenquer, do distrito de Lisboa, localiza-se na Região do Centro (NUT II), no Oeste (NUT III), na margem direita da ribeira de Alenquer (afluente do rio Tejo), a cerca de 40 km a noroeste da capital.
O concelho é limitado a sul pelos concelhos de Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, a nascente pelo concelho da Azambuja e pelo Rio Tejo, a poente pelo concelho de Torres Vedras e a norte pelos concelhos do Cadaval e da Azambuja.
Alenquer ocupa uma área de 305,5 km2, na qual se distribuem 16 freguesias: Abrigada, Aldeia Galega da Merceana, Aldeia Gavinha, Cabanas de Torres, Cadafais, Carnota, Carregado, Meca, Olhalvo, Ota, Pereiro de Palhacana, Ribafria, Santo Estêvão, Triana, Ventosa e Vila Verde dos Francos.
Em 2021, o concelho apresentava 44 428 habitantes.
O natural ou habitante de Alenquer denomina-se alenquerense.
Com uma estrutura orográfica bastante acidentada, este concelho é dominado a norte pela serra de Montejunto e a oeste pelas serras Galega e Alta.
 

História e Monumentos
Alenquer foi conquistada aos mouros em 1148 e teve o seu primeiro foral no sec. XIII. Foi nesta vila - também conhecida por "vila presépio" - que nasceu Damião de Gois, um dos maiores cronistas do Renascimento português.
No concelho de Alenquer existe um importante património arquitetónico, destacando-se as ruínas do antigo Castelo (séc. XIII), o Convento de S. Francisco (séc. XIII), a Igreja de S. Pedro com o Túmulo de Damião de Góis, o Convento de Santa Catarina da Carnota (séc. XV), a Igreja de Santa Maria Madalena (séc. XVI), a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, a Capela da Misericórdia, o Convento de Nossa Senhora da Visitação (séc. XVII), a Igreja da Misericórdia (séc. XVII), a Igreja de Santa Quitéria de Meca (séc. XVIII) e o Castro da Pedra de Oiro. O Museu Hipolito Cabaço, com diversas peças de arqueologia também é, igualmente, uma importante referência cultural do concelho.
 

Brasão do concelho de Alenquer
Vista geral de Alenquer
Igreja de Nossa Sra. da Piedade em Alenquer
Tradições, Lendas e Curiosidades
Neste concelho realizam-se diversas festas como o Círio do Curvel (em agosto) em Abrigada, a Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) em Pereiro de Palhacana, a Nossa Senhora da Piedade (15 de agosto) na Ota, a Nossa Senhora da Saúde (15 de agosto) em Ventosa, a Nossa Senhora das Neves (5 de agosto) em Alenquer, a Nossa Senhora de Nazaré (9 a 11 de setembro) em Olhalvo, o Nosso Senhor dos Passos (20 de março) em Vila Verde dos Francos, a Romaria de São João (24 de junho) em Cabanas de Torres e o Senhor dos Passos (6 de março) na Aldeia Galega da Merceana.
O Feriado Municipal ocorre na quinta-feira de Ascensão.
No artesanato salientam-se as loiças de barro, os mármores para decoração, a cestaria e a cantaria.
 

Economia
A agricultura é uma atividade económica importante no concelho destacando-se os seus afamados vinhos. Além da agricultura, a silvicultura também aparece como outra atividade importante no concelho.
A indústria é igualmente uma atividade económica a destacar, nomeadamente os lanifícios, a destilação e a moagem.
O comércio a retalho e grossista e o turismo são também importantes fontes de receita.
O turismo tem potencialidades para se desenvolver na região aproveitando os recursos naturais existentes, como a serra de Montejunto, e o diversificado e importante património arquitetónico e histórico.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alenquer na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 06:37:30]. Disponível em
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Alenquer na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 06:37:30]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes